Diferenciação na Unilever
Por: Roberta Péret • 8/7/2018 • Trabalho acadêmico • 356 Palavras (2 Páginas) • 432 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Economia Industrial – GAE 126
Roberta Péret Fernandes – 201520777
Diferenciação na Unilever
Diferenciação é uma estratégia de negócios por meio da qual as empresas buscam ganhar vantagem competitiva, aumentando o valor percebido de seus produtos ou serviços em relação ao valor comparado de outras empresas.
A Unilever é responsável por um ramo extenso de produtos. Um dos exemplos de diferenciação pode ser observado utilizando o a linha de shampoos Tresemmé. Em seu primeiro ano no mercado, Tresemmé rendeu uma receita de 350 milhões de reais, porém, com a crise, a empresa criou uma dependência por um consumidor mais pobre, e precisou redirecionar seus esforços. Atualmente, marcas populares impulsionam as vendas da marca.
Graças ao seu amplo catálogo de produtos, a empresa consegue contornar crises sem muita dificuldade. Algumas das marcas mais populares sofreram no período de sofisticação do consumo e recentemente voltaram ao crescimento. O que realmente importa para a empresa é manter o volume total de venda, sem abandonar as marcas nos momentos de dificuldade e investindo sempre em publicidade, se fazendo presentes em mídias tradicionais e nos meios digitais.
Em uma entrevista, o diretor da empresa expôs que o movimento econômico de um país não pode ser ignorado, sendo assim, continuam fazendo pesquisas para identificar o que está acontecendo no mercado antes dos concorrentes. Mas mantêm uma regra na Unilever: não mexer nas fórmulas dos produtos porque o país está em crise.
Sobre o mercado de beleza, ele afirma que cresce pela capacidade das empresas de inovar. Na categoria de produtos para cabelo, por exemplo, o consumidor está sempre disposto a mudar. Então, se uma empresa não tem sua vontade disponível em catálogo, ele opta por um concorrente. Dessa forma, a Unilever renova 70% do portfólio de produtos no Brasil a cada ano.
Além disso, é fato que o mercado de venda direta tem sofrido com algumas questões estruturais nos últimos anos: uma delas é a expansão do varejo, que cercou de todos os lados a população com produtos de higiene e beleza. Pense no crescimento das redes de drogarias. Sempre soubemos trabalhar muito bem com os canais de varejo de massa e continuaremos nos beneficiando disso.
...