Direitos humanos
Por: 76u7 • 8/6/2015 • Trabalho acadêmico • 313 Palavras (2 Páginas) • 137 Visualizações
Solidariedade em nossos dias
Ao contrário do que pode parecer, podemos dizer que o altruísmo e o pensamento a longo prazo ainda estão em vigor no mundo contemporâneo. Este tema é pouco discutido atualmente, ou seja, grande parte das pessoas não se importa com a solidariedade, apesar de ainda haver pessoas bondosas em nossos tempos.
Em nossos dias, é comum vermos ações solidárias, como as de Robert Burle Marx, que, mesmo sabendo que não veria sua plantação florir, deixou plantado um lindo jardim para que a geração futura pudesse desfrutar. Cada vez há mais celebridades de diversas áreas que dão contribuições a associações de caridade, como o grupo de música Charlie Brown Júnior, que dedica parte de sua renda a doações, além de fazer visitas a orfanatos e asilos. Dessa forma, os famosos têm dado o bom exemplo para que outras pessoas façam o mesmo.
Ter solidariedade não é apenas ajudar algum pobre com um simples trocado, esquecendo-o depois. Há diversas formas de ser solidário, pois se pode buscar dar a quem precisa uma vida melhor de muitas maneiras, com dinheiro, carinho, trabalho, atenção, etc. O essencial é que haja uma preocupação com o dia de amanhã e com o sofrimento alheio.
O altruísmo é muito parecido com a solidariedade, uma vez que é um ato bonito de se praticar. Pensando somente em si próprio , o ser humano será considerado uma pessoa egoísta, que não pensa nos demais. Ao contrário disso, o que deve fazer é se colocar no outro lado da história, tratando aos outros como gostaria de ser tratado em uma situação difícil. Assim, este mundo melhorará e com certeza grande parte do sofrimento do próximo deixará de existir no futuro.
...