Diretoria de Produção
Por: Jaderson Roger • 8/2/2019 • Trabalho acadêmico • 8.072 Palavras (33 Páginas) • 106 Visualizações
Lista de Siglas[pic 1]
FGV – Fundação Getúlio Vargas
Lista de Ilustrações[pic 2]
Figura 1 - Organograma Empresa: XXX 15
Figura 4 - Pirâmide de Maslow................................................................................................29
Resumo[pic 3]
O presente trabalho tem por objetivo demonstrar o resultado obtido pela Empresa Lemons S.A, através do software Strategy Business Simulation, utilizado na disciplina jogos de negócios do curso de pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - FGV.
O Capítulo I nos remete ao entendimento dos jogos de negócio, onde o protagonista é o Strategy. O software tem como principal característica simular um ambiente empresarial instalado no mercado de telecomunicações. A empresa Lemons S.A é uma indústria de manufatura e demanda produção de aparelhos eletrônicos. Está dividida por áreas funcionais e as fases estão separadas em períodos (meses) jogados semanalmente. O simulador reage às pressões do mercado (Concorrentes), influência dos consumidores, mudanças na conjuntura política/econômica nacional, inclusive internacional. As decisões são implantadas e seus resultados servem como base para uma nova estratégia e/ou realinhamento estratégico.
No Capítulo II, demonstraremos os resultados atingidos pela Empresa Lemons S.A, através da comparação entre o 1º (primeiro) e o 2º (segundo) quadrimestre, referente às decisões empregadas no simulador. Inclusive a utilização de ferramentas, métodos e técnicas, capazes de manter a empresa em franco crescimento com objetivos e metas realizáveis a médio/longo prazo, e consequentemente a perpetuidade do negócio, através do plano estratégico para os próximos períodos.
No Capítulo III, apresentaremos o Projeto da empresa para os períodos seguintes, de acordo com o plano de ação de cada especialista. Abordados os conceitos e suas aplicabilidades, compreendendo a cada área funcional de acordo com as estratégias adotadas pela diretoria da Empresa: Lemons S.A.
No Capítulo IV faremos as considerações finais, bem como comentaremos e descreveremos o aprendizado simulado através do Strategy, que nos dão a real sensação na tomada de decisão em organizações empresariais de forma a ratificar a importância do aprendizado no cenário corporativo.
Sumário[pic 4]
Capítulo I 12
1.0 Introdução 12
1.1 Descrição do Caso 13
1.2 Descrição da Empresa 13
1.3 Descrição da Equipe 14
1.4 Descrição do Mercado 15
1.5 Descrição da Concorrência 16
Capítulo II 17
2.0 Análise dos Resultados 17
2.1 Análise do 1º Quadrimestre 17
2.1.1 Estratégia Corporativa 18
2.1.2 Controle e Finanças 18
2.1.3 Marketing e Vendas 18
2.1.4 Produção e Operações 19
2.1.5 Gestão de Pessoas 19
2.1.6 Realinhamento Estratégico 20
2.2 Análise do 2º Quadrimestre 20
2.2.1 Estratégia Corporativa 20
2.2.2 Controle e Finanças 21
2.2.3 Marketing e Vendas 21
2.2.4 Produção e Operações 21
2.2.5 Gestão de Pessoas 22
2.2.6 Realinhamento Estratégico 22
Capítulo III 24
3.0 Projetos- Lançamento de um Novo Produto 24
Capítulo IV 36
4.0 Conclusões 36
Capítulo V 37
5.0 Referências Bibliográficas 37
Capítulo I
1.0 Introdução
Em um mundo cada vez mais tecnológico e por decorrência, cada vez mais competitivo, as organizações buscam permanentemente aperfeiçoar a gestão como forma de sobrevivência. O mundo está passando por mudanças muito rápidas. Essas mudanças têm trazido ameaças à sobrevivência das organizações em todo o mundo (CAMPOS, 1999, p.1). O nível de competição ficou tão agressivo, que a melhora permanente é a condição de se manter no negócio.
...