ECONOMIA INTERNACIONAL
Por: ednilsontadeujr • 18/4/2016 • Projeto de pesquisa • 282 Palavras (2 Páginas) • 114 Visualizações
– Efeitos de uma tarifa
Uma tarifa, seja ela de qualquer tipo, vai afetar a economia por meio de aumento de preço de um bem no mercado local, mas de queda de preço de um bem no mercado estrangeiro, até o momento em que eles se equiparem.
PT – P*T = t
PT = P*T + t
Assim, nota-se que o preço do bem no país local sobe, aumentando a exportação desse bem para o exterior. O preço dos mercados estrangeiros, portanto, cai, incorrendo em diminuição de oferta e aumento da demanda dos consumidores estrangeiros. Dessa forma, a quantidade por importações equivale à quantidade de oferta estrangeira de exportação, é menor que o valor da tarifa. O aumento no preço do bem local é menor do que o valor da tarifa e parte do efeito da tarifa faz o preço das exportações dos país estrangeiro cair, não havendo repasse ao consumidores locais.
Efeitos das tarifas sobre a produção
O aumento do preço doméstico, decorrente da imposição da tarifa, provoca também mudanças nos preços relativos internos. Aumenta a produção do bem protegido.
Teoricamente, a tarifa beneficia o fator de produção escasso, enquanto diminui a renda real do fator abundante. Essa visão considera o critério de eficiência alocativa.
Assim como a tarifa, o subsídio pode ser específico ou ad valorem. O subsídio específico consiste em pagamento por unidade exportada. O subsídio ad valorem consiste em pagamento como uma proporção do valor exportado.
Subsídio à exportação, como no caso do PAC da União Europeia, eleva o preço do bem no país exportador e reduz nos países estrangeiros. O efeito do subsídio é negativo para o bem-estar nacional, pois diminuem os termos do comércio devido à queda do preço das exportações no mercado estrangeiro.
...