EFICIÊNCIA/EXCELÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA
Por: silvaesdras • 6/5/2015 • Seminário • 1.916 Palavras (8 Páginas) • 191 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
SUMÁRIO
Introdução .........................................................................................................03
Desenvolvimento ...............................................................................................04
Considerações finais...........................................................................................09
Referências .......................................................................................................10
- INTRODUÇÃO
Este trabalho é trata de um estudo de caso denominado: CASO DE ENSINO NO MARKETING SOCIAL: UMA PARCERIA ENTRE A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E UMA EMPRESA DE COMUNICAÇÃO, uma parceria entre a administração pública e uma empresa de comunicação. Onde o DETRAN/RS contratou o Grupo VIT (filiada da MTV) para realização de campanha publicitária ligada à segurança no trânsito.
Através do referido texto serão apontados os métodos e articulações empregados pelo Grupo VIT a fim de que a campanha proposta pela administração pública alcance e satisfaça o público alvo, tudo de forma clara e abrangente para melhor compreensão do leitor.
O estudo também pretende demonstrar sobre a importância do marketing social mostrando que este vem ganhando corpo nos últimos anos, na medida em que as instituições se conscientizam da importância deste para sociedade.
- DESENVOLVIMENTO
“Eficiência/Excelência na gestão pública”
Uma parceria entre o Grupo VIT, que é o representante da MTV no Rio Grande do Sul, e o Detran/RS, da autarquia executiva de trânsito do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, irão realizar uma campanha publicitária sobre segurança no trânsito. Onde o Detran/RS seria a empresa que irá contratar os serviços do Grupo VIT.
Entre os períodos de 2003 a 2006 essa parceria vem sendo firmada, onde a programação é direcionada principalmente aos Jovens, no intuito de uma educação sobre a segurança no trânsito. O grupo VIT almejava continuar com essa parceria até por que em 2006 a campanha havia rendido um prêmio cujo o slogan era “ No Trânsito você sempre é parte da solução”.
Um dos problemas encontrados foi à questão do custo despendido da campanha, onde o grupo VIT apenas cobrou pela produção com o objetivo de abraçar a causa e não perder o cliente.
Sabemos que o pagamento desta campanha seria realizado pelo governo e que não podia ultrapassar o orçamento do Estado.
Conceituando Orçamento Público como um instrumento de planejamento governamental em que constam as despesas fixadas para um determinado exercício financeiro, coincidente com o ano civil, em equilíbrio com a arrecadação das receitas previstas.
O Orçamento Público, em sentido amplo, é um documento legal (aprovado por lei) contendo a previsão de receitas e a estimativa de despesas a serem realizadas por um Governo em um determinado exercício (geralmente um ano).
O Poder Legislativo na figura da Assembleia Legislativa foi quem aprovou cortes no governo, e é este poder que autoriza ao poder executivo realizar essas despesas mediante a aprovação da Lei orçamentária Anual (LOA), o que deve estar em consonância com o Plano Plurianual (PPA) e a Lei de Diretrizes e Bases (LDO). A Assembleia Legislativa tem a função de fiscalizar atos do Poder Executivo e propor leis de interesse da sociedade.
No Brasil, a função legislativa é exercida pelo Congresso Nacional, composto de duas Câmaras: a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, formadas pelos Deputados e Senadores, respectivamente. A Câmara dos Deputados é composta pelos representantes do povo, eleitos diretamente em cada Estado ou território, com mandato de quatro anos. O Senado Federal é formado pelos representantes dos Estados representados por três Senadores, com mandato de 8 anos, renovando-se a cada período de 4 anos. O Poder Legislativo estadual é exercido pelas Assembleias Legislativas, formadas pelos Deputados Estaduais, e nos municípios, pela Câmara dos Vereadores.
Devido a Verba limitada o Grupo VIT cobrou apenas pelo custo da produção e veiculação, e também pela “causa” da campanha. O marketing social ou marketing de causas é um exercício de responsabilidade social e é um diferencial das outras empresas. Outro ponto foi o tempo limitado que o DETRAN /RS tinha para as discussões acerca do projeto. A MTV se mostrou engajada no projeto e com metas passíveis de serem alcançadas.
Ocorreu uma expectativa muito grande correlação ao grupo VIT, no que diz respeito à ideia realmente boa e inovadora sobre trânsito seguro. O Grupo VIT como já tinha realizado as campanhas anteriores com muito sucesso, que agradou tanto ao DETRAN/RS (cliente) tanto ao seu público alvo da emissora os jovens. O Grupo VIT reagiu muito bem a essa pressão, apresentando informações gerais sobre a segurança no trânsito o que embasaria o seu projeto.
O GRUPO VIT teve que explicar ao seu cliente que poderia haver formas de mensuração dos resultados e destacando e apontando que este investimento valia a pena, isso chama de marketing de causa.
O Marketing de causa é uma ferramenta clássica utilizada para promover determinado produto ou serviço associando-o a uma causa. Ele tem relação direta entre a atividade de consumo e uma doação da empresa. Ou seja, pode ser tanto filantropia, como investimento social estratégico. Vai depender da forma que a campanha trata tanto na teoria tanto na prática.
Atualmente existe um controle de gastos na esfera pública, de maior exposição dos administradores, os resultados concretos comprovados proporcionados por uma Educação de Trânsito bem feita rendem excelentes dividendos sociais e políticos.
Políticas públicas são ações governamentais no nível federal, estadual e municipal com objetivo de desenvolver o bem coletivo. As políticas públicas podem ser desenvolvidas em parcerias do governo com a sociedade, através de ONGs e mais recentemente com a iniciativa privada. As leis de incentivos são uma prova disso.
...