EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL]
Por: Nathaly Fabri • 3/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.430 Palavras (6 Páginas) • 154 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
UNIDADE JACAREI-SP
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DESAFIO PROFISSIONAL
EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
NATHALY SUELY MORAES DE FABRI – RA 2857162967
GRISEL MARIA DUARTE LOPEZ – RA 2859977628
THALITA DE CASSIA BRANDÃO FERREIRA – RA 1299109452
DANIELI DOS SANTOS RIBEIRO – RA 2845929429
Análise estratégica do Restaurante Smak
JACAREI, 16 DE ABRIL DE 2015.
Sumário
3. Introdução
4. Principais motivos do insucesso de pequenas e grandes empresas
5. - Plano estratégico
- Análise de Marketing
- Visual MERCHANDISING
6. Plano financeiro
7. Análise Swot
8. - Diagnóstico do restaurante
- Conclusão
INTRUDUÇÃO
Trabalho redimido para criação de um plano simples estratégico para o restaurante SMAK, situado no município Vale da Felicidade com excelente localização onde atualmente sua especialização são em pratos polonês, administrado por Irena Partala a mesma sendo proprietária do estabelecimento.
Encontra-se aqui, medidas que serão tomadas para melhorar o atendimento ao cliente, gerenciamento e administração, mudanças físicas no restaurante, estratégias de marketing, especialização dos funcionários com treinamentos , atualizações nos produtos vendidos, colocando novas formas de comercialização dos mesmos e analise estratégica da concorrência.
Inicialmente fizemos uma pesquisa, para mostrar as principais causas que levam as empresas de grande e pequeno porte a terem suas taxas de mortalidade cada vez menor no mercado. A partir da mesma analisamos em que situação se enquadra o restaurante Smak, para poder trabalhar em cima dos fatos.
Após a pesquisa, deu-se então as estratégias que serão utilizadas para a melhoria do restaurante e o sucesso do mesmo. Analisamos atentamente, o que o restaurante estava deixando a desejar e demos inicio nas tarefas aproveitando os benefícios que já possuíam e fazendo modificações no que fosse necessário, aproveitou-se o grande conhecimento do cozinheiro chefe para atualização dos pratos e novo método de venda conforme a concorrência, no caso a implantação do self-service. Em relação à divulgação, implantou-se promoções e panfletagem para atrair o cliente. Treinamentos e contratações também foram feitas para um atendimento mais ágil e eficaz.
Ao decorrer do trabalho, apresentaremos nossa acessória mostrando as melhores propostas a administração, com tudo, a proposta faz um planejamento imediato, mas com propósitos de gerar uma renda a curto, médio e longo prazo. Criatividade e mudanças constantes foram idéias que deixamos claro para a gerência, como método atrativo e diferencial de sua concorrência, pois quem atende bem, atende sempre.
PRINCIPAIS MOTIVOS DO INSUCESSO DE PEQUENAS E GRANDES EMPRESAS
Segundo dados do SEBRAE são Paulo, Falta de planejamento, deficiências na gestão e o próprio comportamento empreendedor são as principais causas do fechamento de empresas em seus primeiros anos de atividade. Isso é o que mostra a pesquisa inédita sobre o sucesso e o fracasso das empresas nos primeiros cinco anos de vida.
Pela pesquisa, 46% dos empreendedores afirmam ter iniciado o negócio sem conhecer os hábitos de consumo dos clientes nem o número de consumidores que teriam. Outros 39% ignoravam qual o capital de giro necessário para abrir a empresa e 38% não sabiam quantos concorrentes enfrentariam.
O levantamento constatou ainda que 55% dos donos de empresas não elaboraram um plano de negócios antes da abertura, documento que contempla todos os detalhes do empreendimento como aspectos financeiros, mão de obra necessária, estratégias de marketing, perfil do público-alvo, pontos fortes e fracos, riscos, oportunidades, em resumo, tudo o que o empreendedor tem de analisar para exercer sua atividade com mais segurança.
A pesquisa também indica que a bagagem que o empresário leva para o negócio faz diferença. Entre as empresas que fecharam as portas em até cinco anos, 58% dos responsáveis disseram ter experiência prévia ou conhecimento no ramo. Já entre os empreendimentos que se mantiveram em atividade, essa parcela aumenta para 72%.
Quantos às estratégias adotadas para atrair clientes, a diferenciação mostrou-se mais vantajosa para a manutenção do negócio no mercado do que a aposta em preços competitivos. Entre as empresas ativas, 38% optaram por oferecer diferenciais em produtos e serviços, escolha de 26% das que fecharam. Já a adoção de uma política calcada em preços foi a preferência de 31% dos negócios encerrados e 23% dos em funcionamento.
O comportamento empreendedor também influi. Nas empresas que passaram dos cinco anos, os empresários se antecipam aos fatos, buscam informações e perseguem os objetivos com mais freqüência do que nas empresas encerradas.
A pesquisa apontou ainda que partes dos empresários cujos negócios naufragaram vieram a reconhecer o bom planejamento antes da abertura como o fator mais importante para a sobrevivência da empresa. Este grupo reúne 49% das empresas encerradas. Já entre os que se mantiveram ativos no mercado, 36% consideram esse o aspecto mais relevante e 34% apontam a gestão após a abertura como fator mais significativo para a sobrevivência.
Fonte de Dados : http://www.thesptimes.com.br/sp/pesquisa-inedita-revela-quais-as-principais-causas-de-uma-empresa-fechar-as-portas/
PLANO ESTRATÉGICO PARA ALAVANCAR AS VENDAS
A organização dos Empreendimentos, empresas e outros, dependem de um bom planejamento para se saber qual direção deve ser tomada. O gestor/administrador do negócio próprio deve conhecer o tamanho do desafio a ser enfrentado, planejar cada detalhe, encontrar a melhor solução, ser persistente, analisar os riscos preparar-se, acreditar no seu potencial e começar ou dar continuidade á caminhada.
...