ESCOLA CLASSICA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA
Por: Nays Neiva • 27/4/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 706 Palavras (3 Páginas) • 664 Visualizações
Fichamento: Escola clássica da administração cientifica.
A escola clássica da administração cientifica tinha como principal objetivo entender e fazer funcionar os sistemas produtivos que nasceram com a Revolução Industrial durante a transição do século XX. Seus conceitos enraizados são baseados na eficiência dos processos produtivos e modo burocrático, no combate ao desperdício e na administração como processo.
Com base nos fundamentos de Henri Fayol, o pai da teoria clássica da administração, surgiu à escola clássica, onde Fayol estudou e colaborou de forma gradativa para o crescimento da administração, e em seus últimos anos de vida, fundou o Centro de Estudos Administrativos. O Centro de Estudo fundado por Fayol fundiu-se com a Conferência Francesa em 1929, que deu vida ao Comitê Nacional da Organização Francesa, considerada uma das organizações mais importantes dos estudos da administração.
A administração cientifica ou Taylorismo, utilizava um corpo de conhecimentos com a vida própria e um módulo de observação de baixa para cima, e das partes para o todo, que visualiza o homem que é motivado pelas recompensas matérias. O “corpo” principal do movimento se desenvolveu em três grandes momentos, que podemos chamar de fases:
• Primeira fase da administração cientifica
Em 1895, foi apresentado por Taylor o primeiro trabalho da administração cientifica. Esse trabalho leva em conta o tempo que um homem leva para completar uma tarefa, assim, tornando possível estabelecer um padrão de pagamento, para que ele se visse obrigado a trabalhar para receber uma boa remuneração. Esse exercicio ficou conhecido como estudo sistemático e cientifico do tempo. Tendo como objetivo principal definir o valor dos salários, permitindo o aprimoramento do trabalho operacional através da racionalização dos movimentos e consequentemente aumentando o salário e diminuindo os custos de produção.
• Segunda fase da administração cientifica
Essa fase corresponde ao estudo de Shop Management (Administração de operações fabris), no qual tornou a administração cientifica um sistema mais abrangente. Onde Taylor faz a distinção de homem de primeira classe que realiza seu trabalho sem desperdício de tempo e é motivado e o homem médio que se mostra o oposto.
• Terceira fase da administração cientifica
De acordo com Taylor, deveria haver um departamento de planejamento nas organizações, no qual toda atividade “cerebral” de produção fosse realocada para esse departamento. Os princípios do movimento que sintetizavam o taylorismo eram:
1. Principio de planejamento: seu foco era desenvolver uma ciência para cada componente do trabalho e tendo a substituição do velho método empírico de um novo como principal objetivo.
2. Principio de preparo dos trabalhadores: após selecionar cientificamente, treinar, instruir e desenvolver o trabalhador. Com base nisso, a administração cientifica preparava e alinhava o trabalhador para a atividade que mais se encaixava no seu perfil.
3. Principio de controle: cooperar com os trabalhadores, garantindo que o trabalho seja feito de acordo com os princípios da administração cientifica, onde, toda atividade deveria ser feita de acordo com
...