ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL - NECESSIDADE OU LUXO?
Por: Mauricio Mourao • 4/6/2015 • Trabalho acadêmico • 254 Palavras (2 Páginas) • 273 Visualizações
ATPS- Contabilidade Geral Etapa 3
Passo 2
Nome: Mauricio Mourão RA: 4614905464
ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL - NECESSIDADE OU LUXO?
O artigo defende a ideia de que a escrituração contábil e uma necessidade e não um luxo, isso porque, o governo precisa desses dados contábeis para identificar os reais lucros ou prejuízos tomados de cada empresa evitando informações irreais. A escrituração contábil é composta pelo registro de fatos administrativos que alteram de forma qualitativa ou quantitativa o patrimônio e estes registros devem ser expostos através de demonstrações contábeis
A Lei estabelecer que o pequeno empresário e a sociedade empresária que obter receita bruta anual de até R$ 60.000,00 – sessenta mil reais, não são obrigados a efetuar a escrituração, considerado como pequeno empresário, para efeito de aplicação do disposto de dispensa legal da escrituração contábil.
O real objetivo da contabilidade é controlar patrimônio, que é o conjunto de bens, direitos e obrigações, as variações desses itens e sua mensuração. O livro caixa não deve se confundir a escrituração contábil com simples registros de livros específicos. A contabilidade, como ciência, utiliza-se de informações advindas de todos os setores da empresa, e não só da tesouraria. Entre os setores que geram informações relevantes, poderíamos destacar o faturamento, a produção, a administração de recursos humanos, o fiscal e o financeiro.
Por essa razão realmente não tem como aceitar que a escrituração contábil seja um luxo, pois detalha informações importantíssimas para o crescimento da empresa, e evitar fraudes nos registros contábeis.
...