ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA NA EDUCAÇÃO NA MODALIDADE EaD-PNAP
Por: agenildajessica • 7/11/2018 • Trabalho acadêmico • 1.293 Palavras (6 Páginas) • 257 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM
FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS - FES
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA – CED
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
COORDENAÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA NA EDUCAÇÃO NA MODALIDADE EaD-PNAP
PLGP510 – CULTURA E MUDANÇA ORGANIZACIONAL
UNIDADE II: Mudança e Complexidade Organizacional
- Atividade da Unidade 2: Mudança e Complexidade Organizacional
- Professor(A) Ministrante: Antônio Giovanni Figliuolo Uchôa
Tutor(A) à distância: Maria Luciney da Silva Nascimento
Tutor(A) presencial: Claudia de Melo Oliveira Ferreira
Nome do Acadêmico (A): Agenilda Jessica Vital da Rocha e Marcello Renault Menezes
Boa Vista - Roraima
2018
Tarefa 2
Prezado(a) estudante,
É hora de verificar os conhecimentos adquiridos! A partir do caderno Digital, material disponível na sala e pesquisa na internet. Para tanto, realize e seguinte atividade:
Discorra acerca de como os conceitos de antropofagia organizacional e de redução sociológica na perspectiva gerencial poderiam oferecer melhores oportunidades de transformações substantivas no sistema de gestão da organização.
ATENÇÃO: Esta tarefa deverá ser realizada em trio.
Valor da Atividade: 10,0 pontos
Prazo para Postagem: 01/10/2018 até 08/11/2018.
Critérios de Avaliação:
1. Cumprimento da atividade (2,0 pontos);
2. Linguagem acadêmica adequada (2,0 pontos);
3. Objetividade e clareza na exposição (3,0 pontos);
4. Organização das ideias, adequação ao conteúdo e coerência com os argumentos teóricos da disciplina (3,0 pontos).
Observações: O texto deverá ser postado no formato ABNT, conforme modelo postado na página inicial do AVEA, em duas (02) ou tres (03) páginas (laudas) de conteúdo contendo breve Introdução, Desenvolvimento e Conclusão (sem necessariamente constar estes nomes em cada seção), com espaço 1,5 e letra tamanho 12, na fonte Times New Roman, e ser anexado, em formato Word, no ambiente específico para Tarefa.
Atenção! Os alunos devem citar as referências usadas para a pesquisa.
Como a antropofagia organizacional e de redução sociológica podem ajudar na transposição de tecnologias gerenciais.
Sandro Berg nos diz que o processo de transformação organizacional a partir da perspectiva humana considera que o objetivo da mudança é trazer satisfação e harmonia ao ambiente de trabalho tanto como fatores de realização e progresso pessoais como causadores de eficiência.
Na tendência atual de constantes alterações organizacionais, muitas vezes motivadas pelos movimentos e tendências de apropriação de tecnologias estrangeiras, surgiram algumas alternativas para auxiliar na inserção desses novos conceitos e estruturas dentro das organizações. A Antropofagia Organizacional e a Redução Sociológica podem auxiliar na compreensão e assimilação do processo de transposição de tecnologias gerenciais vindas de contextos externos.
Os novos contextos econômicos que marcaram os países emergentes aumentaram as pressões para a adoção de práticas gerenciais mais avançadas, no objetivo de obter maior competitividade em meio a um cenário de forte globalização. Diante disto, viu-se a multiplicação da indústria do conselho como forma de concretização da transplantação de tecnologias gerenciais importadas (PAULA; WOOD JÚNIOR, 2008).
A transposição pura e simples de um modelo ou tecnologia extraída de um país estrangeiro pode ser frustrante ou mesmo desastrosa, diz Wood Júnior e Caldas (1998). Esse risco ocorre em função de as empresas, em geral, terem dificuldade de assimilar a peculiaridades do local onde a tecnologia será aplicada:
Muitas corporações acabam adotando a chamada “postura etnocêntrica”, acreditando que a forma como trabalham em seus países de origem é superior à forma como se trabalha em outros países. Assim, acabam ignorando as diferenças socioculturais. Esse fenômeno, porém, não é restrito às empresas estrangeiras. Muitas empresas locais, premidas pela necessidade de melhorar seus processos de gestão, estão adotando (irrefletidamente) metodologias importadas. Configura-se, portanto, uma condição de etnocentrismo às avessas. Em ambas as situações, tanto a do estrangeiro quanto a do “estrangeirado”, os resultados podem ser danosos para a prática empresarial. (WOOD JÚNIOR e CALDAS, 1998, p. 8-9).
A Antropofagia Organizacional surge como alternativa à dificuldade de reprodução de tecnologias exógenas em seu estado puro. Trata-se de uma forma de buscar tanto a compreensão das especificidades dos locais de aplicação, evitando assim uma aplicação indiscriminada de tecnologias, quanto de entender e se apropriar dos pressupostos fundamentais originários do modelo:
Ela relê e reinterpreta essa tecnologia, procurando entender seus pressupostos fundamentais. Ela a desconstrói com base nas suas próprias especificidades locais. E por fim ela a reconstrói criativamente, “devorando” a essência de seu valor e atendendo de forma apropriada aos seus propósitos singulares e à sua realidade local. (WOOD JÚNIOR e CALDAS, 1998, p. 15)
Os autores destacam constatações relevantes, que dificultam o processo de reconstrução, como é o caso da escassez de recursos capazes de realizar o desenvolvimento metodológico no processo de transposição combinada com o grau de expectativas dos executivos por respostas prontas e rápidas, levando a soluções de fachada. Outro fator aspecto dificultador seria a insuficiência em pesquisas na área de management no Brasil, o que limita a capacidade de desconstrução de ferramentas gerenciais ou mesmo de elaboração de novas ferramentas.
...