Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
Por: angeliicacosta • 10/8/2015 • Trabalho acadêmico • 2.218 Palavras (9 Páginas) • 458 Visualizações
[pic 1]UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA (AD 2) – 2014.1
[pic 2]
De acordo com o guia da disciplina, a AD “é preparatória para a avaliação presencial, ao mesmo tempo em que serve como verificação do grau de assimilação e compreensão do aluno quanto aos conteúdos trabalhados.”
Portanto, as atividades a seguir foram pensadas para que você tenha a oportunidade de refletir sobre os conteúdos estudados ao longo das aulas de 5 a 10.
Atividade 1 – valor: 5,0
Faça uma breve pesquisa sobre as políticas públicas realizadas na área de educação (esferas federal, estadual ou municipal) nos últimos 4 anos, em seguida escolha uma e faça uma análise relacionando com as informações obtidas nos textos das aulas 7 a 10.
Fontes de consulta: www.mec.gov.br ou os sites da Secretaria de educação de cada município.
PESQUISA: Políticas públicas realizadas na área de educação nos últimos 4 anos.
Vejamos abaixo alguns programas e projetos que o governo de nosso país promove na educação afim de nos dar a esperança de melhoria e qualidade da educação no Brasil.
Programa Brasil Alfabetizado
Objetivo: Promover a superação do analfabetismo entre jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos e contribuir para a universalização do ensino fundamental no Brasil. Sua concepção reconhece a educação como direito humano e a oferta pública da alfabetização como porta de entrada para a educação e a escolarização das pessoas ao longo de toda a vida.
Ações: Apoiar técnica e financeiramente os projetos de alfabetização de jovens, adultos e idosos apresentados pelos estados, municípios e Distrito Federal.
Programa Caminho da Escola
Objetivo: O programa Caminho da Escola foi criado com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. O programa também visa à padronização dos veículos de transporte escolar, à redução dos preços dos veículos e ao aumento da transparência nessas aquisições.
Ações: O governo federal, por meio do FNDE e em parceria com o Inmetro, oferece um veículo com especificações exclusivas, próprias para o transporte de estudantes, e adequado às condições de trafegabilidade das vias das zonas rural e urbana brasileira.
Programa Universidade para todos
Objetivo: É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal, que concede bolsas de estudo integrais e parciais de 50% em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior.
Ações: O Governo Federal concede bolsas de estudos integrais e parciais de 50% em instituições privadas de educação superior.
Projovem Campo - Saberes da Terra
Objetivo: O ProJovem Campo - Saberes da Terra oferece qualificação profissional e escolarização aos jovens agricultores familiares de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental. O programa visa ampliar o acesso e a qualidade da educação à essa parcela da população historicamente excluídas do processo educacional, respeitando as características, necessidades e pluralidade de gênero, étnico-racial, cultural, geracional, política, econômica, territorial e produtivas dos povos do campo.
Ações: Os agricultores participantes recebem uma bolsa de R$ 1.200,00 em 12 parcelas e têm de cumprir 75% da frequência. O curso, com duração de dois anos, é oferecido em sistema de alternância —intercalando tempo-escola e tempo-comunidade. O formato do programa é de responsabilidade de cada estado, de acordo com as características da atividade agrícola local.
Análise de pesquisa: Projovem Campo – Saberes da Terra
Inicialmente, quando falamos em educação pública, compreendemos que esta é uma questão que envolve a responsabilidade e parceria do governo federal, estadual e municipal, ou seja, é um sistema de ações sociais que compreende um esforço da sociedade e das instituições para garantir de forma permanente, os direitos de cidadania a todos, principalmente os mais necessitados que estão a declive da pobreza e esquecido pelos políticos.
A necessidade de promoção de políticas públicas adequada na educação é um fator de extrema importância e de grandes debates em tempos atuais. Existem por exemplo, diversos programas que visam proporcionar melhoria e qualidade educacional à áreas mais necessitadas. Temos diversos exemplos de “deficiências” advindas à educação, mas para ter como base e exemplo de pesquisa, mencionarei um breve estudo sobre a educação para a população rural no Brasil, ou para ser mais específica, falaremos sobre os agricultores, que por sua vez são excluídos do processo educacional.
Ao falarmos sobre a educação para a população rural, devemos compreender como se encontra o panorama neste âmbito educacional. Utilizando dados do Censo referentes ao ponto de vista do atendimento, cerca de 96,4% da população brasileira de 7 a 14 anos freqüenta a escola, sendo que 94,3% freqüenta o ensino fundamental. É preciso considerar que estes dados referem-se aos alunos matriculados, o que não significa dizer que eles freqüentam regularmente a escola. Detalhando a taxa de escolarização bruta por localização (urbana e rural), que considera a matrícula total nos diferentes níveis de ensino em relação à população residente na faixa etária aconselhável para esses mesmos níveis de ensino, é possível observar que a capacidade instalada para atendimento na Educação da área rural, ainda se encontra bastante defasada ao se comparar com a população urbana. Na área rural, apenas existem vagas para o atendimento de 9,4% dos jovens de 15 a 17 anos.
Para reverter este quadro, um programa cujo nome se dá à Projovem Campo, tem como objetivo oferecer qualificação profissional e escolarização aos jovens agricultores familiares de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental. O programa visa ampliar o acesso e a qualidade da educação à essa parcela da população historicamente excluídas do processo educacional, respeitando as características, necessidades e pluralidade de gênero, étnico-racial, cultural, geracional, política, econômica, territorial e produtivas dos povos do campo.
...