Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD
Por: Patriciapvm • 4/8/2015 • Trabalho acadêmico • 784 Palavras (4 Páginas) • 438 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO[pic 1]
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
AD1 – 2015.01
Disciplina: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Coordenador (a): SERGIO SKLAR
Aluno(a):Patricia Cristina de Almeida Vieira de Castro
Matrícula:15112080348
Polo: Petrópolis
Primeira questão: (máximo de dez linhas; valor: 2,5)
Como principal objeto de estudo da psicologia, conforme é assinalado na aula 1 (p.8), a subjetividade marca o homem em seu desenvolvimento e “começa a se moldar a partir dos processos de socialização primários da criança, na família, na escola, na comunidade e segue pela vida em um processo dinâmico”. A educação, por sua vez, é um “processo de desenvolvimento do homem” (p.12).
Como a subjetividade se molda a partir dos processos de socialização primários, abrangendo um processo dinâmico e relacionando-se simultaneamente com a educação?
Na convivência com o meio social familiar, o indivíduo desde criança passa a desenvolver e adquirir características do meio social e ali aprende sobre princípios e valores, e ao iniciar a fase de aprendizado escolar isto se intensifica, pois na interação com outras crianças e com o professor, ela se desenvolve gradativamente até a adquirir a fase adulta.
Segunda questão: (máximo de dez linhas; valor: 2,5)
Tomando por base a aproximação estabelecida por Jean-Jacques Rousseau entre as inclinações naturais das plantas e dos homens (Apostila, p.18), a aula 2 assinala que, segundo a concepção inatista, “as qualidades e capacidades básicas de cada ser humano” o que leva cada ser humano a se desenvolver psicologicamente “já se encontrariam basicamente prontas e em sua forma final por ocasião do nascimento” (p.18). O inatismo concebe o desenvolvimento psicológico, assim, em torno de uma preformação natural do homem.
Explique como o inatismo concebe o desenvolvimento psicológico a partir de uma preformação natural.
O inatismo significa que a personalidade, a forma de pensar, seus hábitos, seus valores, as reações emocionais e o comportamento são inatos do indivíduo, isto é, nascem com ele e seu destino já vem prédeterminado. Tudo que acontece após o nascimento não são essenciais ou importantes para o desenvolvimento. Tal concepção gera uma atitude preconceituosa e negativa no que tange à Educação, rotulando determinados alunos como incapazes e sem chance de aprimoramento independente da técnica usada para ajudá-lo no aprendizado.
Terceira questão: (máximo de dez linhas; valor: 2,5)
Ao realçar o papel do ambiente em termos psicológicos, a visão ambientalista, segundo se afirma na aula 2, admite que o homem é “é um ser extremamente reativo à ação do meio”, assinalando que “mudanças no comportamento podem ser provocadas de diversas maneiras” (p.21): pelo reforçamento, extinção e generalização.
Explique com palavras próprias os conceitos de reforçamento, extinção e generalização, os quais servem de bases para mudanças de comportamento segundo a concepção ambientalista.
...