ESTÁGIO – ÁREA GESTÃO DE OPERAÇÕES E LOGÍSTICA
Por: angelo123 • 29/4/2016 • Trabalho acadêmico • 2.795 Palavras (12 Páginas) • 358 Visualizações
ESTÁGIO – ÁREA GESTÃO DE OPERAÇÕES E LOGÍSTICA
ITENS PARA PESQUISA BIBLIOGRAFICA
LOGÍSTICA (O QUE É LOGÍSTICA – DEFINIÇÃO DE LOGÍSTICA – OBJETIVOS DA LOGÍSTICA)
A logística vem acompanhando o homem desde o princípio. A atividade logística militar usada na Segunda Guerra Mundial foi apenas o ponto de partida para muitos dos conceitos logísticos utilizados atualmente. Os militares norte-americanos utilizaram essas atividades como forma de designar a arte de transporte e suprimento das tropas em determinadas operações muito rapidamente.
Para Chiavenato (2005, p. 125) “logística é a atividade que coordena estocagem, o transporte, os inventários, os armazéns e toda a movimentação dos materiais dentro da fábrica até a entrega dos produtos acabados ao cliente”.
Conforme Bulgacov (2006), a logística hoje significa administrar a cadeia de suprimentos, pois ela abrange tanto o fornecimento de materiais quanto a distribuição desses materiais nas suas diversas camadas, além da própria produção da empresa.
Afirma Pozo (2010, p. 1):
“A logística é vital para o sucesso de uma organização, ela é uma nova visão empresarial que direciona o desempenho das empresas, tendo como meta reduzir o lead time entre o pedido, a produção e a demanda, com suas especificações predefinidas, o local especificado e, principalmente, o preço desejado”.
Pozo (2010) completa que a Logística empresarial trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final.
Normalmente, quando os consumidores vão fazer compras, esperam encontrar os produtos nas melhores condições disponíveis. Então é de grande importância o apoio logístico em qualquer atividade de produção ou marketing de determinado produto.
GESTÃO DE SUPRIMENTOS
______________________________________________________________________
COMPRAS
O setor de compras de uma empresa é a unidade organizacional responsável por toda a parte de obtenção de materiais no mercado fornecedor.
Para Chiavenato (2005) o objetivo do setor de compras é a aquisição de materiais, componentes e serviços com a melhor qualidade, menores preços e as melhores condições de pagamento para garantir todas as necessidades do sistema de produção de determinada empresa. Sua finalidade básica é pesquisar, localizar, desenvolver e manter as fontes de suprimentos da organização.
Dentre as atividades associadas ao setor estão: avaliar o desempenho dos fornecedores; comparar preços, qualidade e serviço; programar compras entre outras.
Assim como Chiavenato, Ballou (2006) explica que as compras se definem por envolver a obtenção de matérias-primas, suprimentos e componentes para a organização e suas atividades vão desde selecionar e qualificar fornecedores até prever a mudança de preços.
O setor de compras tem uma importância muito grande em uma organização, atualmente ele faz parte do processo decisório da empresa.
Gonçalves (2004) define compras como o ato de promover a procura de materiais e serviços, para que possam suprir as necessidades das empresas e para que possam ser utilizados pela organização. O autor ainda relata os principais objetivos do setor de compras, que envolve todo o processo de planejamento da aquisição de materiais e serviços, bem como a contratação de fornecedores.
Enfim, o departamento de compras não é mais um setor operacional, e sim uma área estratégica da organização, pois participa das decisões do planejamento, pesquisa, tomadas de decisões, seleção de fontes de materiais e acompanhamento da mercadoria comprada.
RESPONSABILIDADES DA ÁREA
ESTRUTURAÇÃO DA ÁREA - COMPETÊNCIA
ÉTICA EM COMPRAS
NEGOCIAÇÃO
SOLICITAÇÃO DE COMPRAS
COLETA DE PREÇOS
Pode-se afirmar que coleta de preços equivale a cotação de preços, que é o contato entre o setor de compras da organização com o fornecedor a fim de obter os preços das mercadorias ou serviços a serem adquiridos.
Conforme Araújo (1976), a Coleta de Preços consiste em uma simples consulta que a empresa faz com seus fornecedores, sem qualquer compromisso e sem a obrigatoriedade de realizar a compra de determinado material.
Como o autor acima enfatiza, não existe qualquer obrigação da parte do setor de compras em adquirir o produto ou serviço, é apenas uma consulta formal, podendo ou não resultar em negócio.
Dias (1983) explica que existe um documento que o setor de compras usa para registrar todos os dados de sua consulta de preços com o fornecedor, tais como: preços, quantidades, datas aprazadas entre outros.
Esses dados servirão para o gestor de compras avaliarem as melhores opções de compra para sua empresa e será fator determinante na tomada de decisões.
------------------------------------------------------
PEDIDO DE COMPRA
O Pedido de compras é um registro onde constam todas as informações sobre a negociação feita entre comprador e fornecedor.
Explica Dias (2012, p. 248): “o Pedido de compras é um contrato o formal entre a empresa e o fornecedor, devendo apresentar fielmente todas as condições em que foi feita a negociação”.
Atualmente o pedido pode ser feito via e-mail e até mesmo por telefone, dependendo da relação entre agente comprador e fornecedor.
Condições de compra (prazo, frete, embalagens, condições de pagamento e descontos)
ACOMPANHAMENTO DE COMPRAS – FOLLOW-UP
Toda mercadoria comprada precisa de um acompanhamento adequado por parte do agente comprador, para observar se os prazos estão sendo cumpridos e até mesmo para evitar qualquer relaxamento por parte dos fornecedores.
Como explica Araújo (1976), este serviço é o ato de acompanhar as encomendas realizadas, fiscalizar e observar os prazos de entrega combinados entre os compradores e vendedores.
...