ESTRATÉGIA E ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO DA EMPRESA
Por: mmelo02 • 7/11/2018 • Trabalho acadêmico • 5.696 Palavras (23 Páginas) • 134 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
E COMUNICAÇÃO-ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
AMBIENTE CONTEXTUAL, ESTRATÉGIA E ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO DA EMPRESA DETERMINANTES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
SOROCABA-SP
2016
AMBIENTE CONTEXTUAL, ESTRATÉGIA E ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO DA EMPRESA AGROPECUÁRIA OURO VERDE COMO DETERMINANTES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - TRABALHO APRESENTADO COMO EXIGÊNCIA PARA A AVALIAÇÃO DO 3º SEMESTRE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE PAULISTA SOB ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA ROBERTA PERONI.
SOROCABA-SP
2016
Sumário
INTRODUÇÃO 3
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4
1.1 Organização como Entidade Social e Função Administrativa 4
1.2 As Perspectivas das Organizações 4
1.3 As Partes das Organizações 5
1.4 Estrutura Organizacional 6
1.5 Estrutura Vertical e Hierarquia Administrativa 7
1.6 Divisão do Trabalho e Cadeia de Comando 7
1.7 Delegação e Empowerment 8
1.8 Passos da Delegação e suas Vantagens 9
1.9 Centralização e Descentralização 9
1.10 Desenho de Cargo e Tarefas 10
2. PERFIL DA ORGANIZAÇÃO 11
2.1.1 Apresentação da Empresa 11
2.1.2 Força de Trabalho 12
2.1.3Serviços e Clientes 13
2.1.4 Principais Concorrentes 13
2.1.5 Principais Insumos 14
2.2 Estruturas Organizacionais 14
2.2.1 Descrição da estrutura organizacional encontrada na empresa 14
2.2.2 Descrição das condições ambientais encontradas na empresa 15
2.2.3 Avaliação da empresa quanto à sua estrutura organizacional e como essa estrutura incentiva (ou não) o comprometimento das partes interessadas. 16
2.2.4 Recursos/ferramentas utilizados na medição de desempenho da estrutura organizacional 16
2.2.5 Descrição de como a administração apoia, implementa e impulsiona a estratégia da organização. 17
3. ANÁLISE E SUGESTÃO DE MELHORIAS 18
3.1 Analise dos itens de 2.2 tendo como referência os conceito - fundamentos teóricos – apresentados em 1. 18
3.2 Sugestões de melhorias diretamente relacionadas com o tema da APS – Estruturas Organizacionais 19
CONSIDERAÇÕES FINAIS 20
REFERÊNCIAS 21
INTRODUÇÃO
A Atividade Prática Supervisionada (APS) consiste na apresentação dos resultados de uma pesquisa sobre Ambiente Contextual, Estratégia e Estágio de Desenvolvimento da empresa Agropecuária Ouro Verde, como determinantes da Estrutura Organizacional, com o objetivo de observar e analisar os estudos teóricos aplicados na organização estudada, avaliar suas possíveis melhorias, desenvolvendo sugestões de implantação de novas técnicas.
O presente trabalho foi elaborado com base em pesquisas na empresa Romeu Isaias Lopes, a qual adota o nome fantasia de Agropecuária Ouro Verde e se trata de uma micro empresa (ME) privada, que tem como atividade principal oferecer ao seu público alvo, ou seja, aos apaixonados por animais, produtos de alta qualidade, como por exemplo, medicamentos, rações e principalmente serviços de banho e tosa para os animais de estimação.
O conteúdo do trabalho está apresentado em capítulos. O capítulo 1 apresenta a fundamentação teórica, ou seja, um resumo conceitual das Estruturas Organizacionais; o capítulo 2 descreve o perfil da empresa Agropecuária Ouro Verde e contem a identificação e descrição da sua estrutura organizacional; e capítulo 3 é composto por uma análise e sugestão de melhorias na empresa quanto a sua estrutura.
A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi a de pesquisa sobre as Estruturas Organizacionais, posteriormente realizamos algumas visitas à empresa para identificar seu perfil e suas práticas, depois realizamos uma análise e sugerimos melhorias, para que a empresa possa adequar suas dimensões estruturais da melhor forma possível, de acordo com seu tamanho, realidade e necessidade.
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
1.1 Organização como Entidade Social e Função Administrativa
Através da estrutura organizacional é possivel, dividir, integrar e coordenar o trabalho nas organizações, unindo o melhor aproveitamento dos recursos disponiveis à obtenção dos resultados esperados.
A organização pode ser vista de duas formas: como entidade social, onde pessoas e recursos se agrupam a fim de atingir objetivos específicos; e como função administrativa na qual é encarregada de dar forma ao trabalho, de maneira que pessoas e recursos consigam os melhores resultados possíveis.
Embora distintas, ambas as definições encontram-se ligadas. Há uma variedade de setores, áreas de atuação, características, que diferenciam as empresas umas das outras. Desse modo, existem inúmeras soluções administrativas, para cada situação específica deve-se orientar o projeto de estrutura organizacional que leve à obtenção de resultados satisfatórios, tentando obter a excelência no desempenho.
Para o sucesso da empresa, é essencial sua ligação com o ambiente externo, já que são inevitáveis as interações e influência mútua entre ela e o ambiente em constante mudança, como por exemplo, fornecedores, clientes, mão de obra, concorrentes, economia, política, sociedade e legislação.
...