ESTRATÉGIA EMPRESARIAL – ATIVIDADE SUPERVISIONADA
Por: Leila Alves • 13/4/2021 • Trabalho acadêmico • 3.858 Palavras (16 Páginas) • 417 Visualizações
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL – ATIVIDADE SUPERVISIONADA PROFESSORA ROSA VALIM | ||
NOME: Jéssica Esteves Barbosa | MATRÍCULA: 2016103022 | |
NOME: Thayane Vasconcelos Torres | MATRÍCULA: 2016103183 | |
UNIDADE: Thayná Vasconcelos Torres | TURMA: 2016103157 | |
NOTA: | RUBRICA DO PROFESSOR: |
INSTRUÇÕES:
.
1. Esta atividade supervisionada deve ser entregue uma aula antes da av2
2. Pauta deverá ser assinada no momento da entrega.
3. Caso o aluno não possa entregar atividade pessoalmente, ela poderá ser entregue por terceiros (nesse caso o entregador deverá assinar a pauta no lugar do aluno).
4. Esta atividade poderá ser realizada individualmente ou em dupla.
5. Em hipótese alguma esta atividade deverá ser entregue por email ou via AVA – ou seja, esta atividade deverá ser entregue em papel impresso.
6. Cada resposta para cada questão deverá ter no mínimo 5 e no máximo 15 linhas.
7. Esta atividade poderá tanto ser realizada a mão (em papel almaço) quanto digitada no computador e impressa.
.
01 – A palavra estratégia tem origem no grego stratos (exército) + agos (comando), que significa comando do general. Na Grécia Antiga, os strategos eram os generais dos exércitos que tinham como objetivos de guerra comandar suas tropas para atingir o inimigo. O tempo passou e a palavra “estratégia” ganhou novos contornos. Hoje, uma definição amplamente aceita define “estratégia” da seguinte maneira: refere-se aos planos da alta administração para alcançar resultados consistentes com a missão e os objetivos gerais da organização (WRIGHT, KROLL E PARNELL, 2009). Para estes autores, a estratégia tem cinco definições, conhecidas também como os 5 Ps: plano, padrão, perspectiva, posição e pretexto. Elabore sobre cada uma delas.
R: O plano corresponde a uma direção, de maneira que a ação da empresa busque ou trace uma rota que dê continuidade aos negócios.
Entende-se como a estratégia padrão quando a empresa define ao longo do tempo um tipo de comportamento que seja “padrão” baseado nas suas ações e nas experiências adquiridas.
A estratégia de posição será responsável pela localidade da empresa nos mercados. Assim, cabe ao responsável do setor que lida com as estratégicas buscar formas de diferenciar o seu produto e os serviços prestados, eliminando a concorrência.
A estratégia de perspectiva está diretamente ligada ao modo como a empresa se organiza e em como avalia as suas ações.
E por fim, a estratégia pretexto lida com manobras como uma forma de despistar os concorrentes e assim diferenciar o seu produto, ganhando uma certa vantagem sobre o competidor.
02 – Em cada esfera do ambiente organizacional há gestores responsáveis por planejamentos específicos. Na administração estratégica, ao tratarmos de ambiente organizacional, normalmente dividimos este em três partes (estratégico, tático e operacional) e atribuímos a cada parte um tipo de planejamento. Os três tipos de planejamento (estratégico, tático e operacional) têm diferentes amplitudes. Elabore sobre estas amplitudes.
[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]
[pic 8]
[pic 9][pic 10]
Imagem: Esferas de atuação da liderança dentro de uma organização. Fonte: aula de Fundamentos de Administração.
R: A planejamento estratégico está situado no centro justamente porque trata da empresa na sua integralidade, não pode ser tratada de forma isolada, já que cria o encorpamento das oportunidades do ambiente. Esta parte está responsável pela análise do ambiente organizacional e trabalha a longo prazo. O planejamento tático é intermediário, localizando – se em uma só parte da área. Está responsável na execução dos planos, estratégias e ações definidas pelo alto plano administrativo. Trabalha de forma a médio prazo. E por fim, o planejamento operacional trabalha de forma a curto prazo. Lida com os planos e formaliza os níveis de estratégias e táticos. Todas as atividades realizadas são operacionais.
03 – As forças competitivas em uma indústria, segundo o modelo proposto por Michael Porter, são cinco. Cite e elabore sobre elas.
R: Novos entrantes - de forma direta as barreiras influenciam e assim sofre com a entrada de alguns setores. Ao ser lançado no mercado novos produtos, serviços, acesso, entre outros, a empresa é obrigada de forma forçada a adotar altos investimentos para atrair mais clientes.
Poder de barganha dos clientes - os compradores são responsáveis pelo poder da negociação, onde passam a consumir os produtos e assim aumentar a concentração da lucratividade.
Poder de barganha dos fornecedores - lidam com a capacidade de melhorar o setor nas condições de compra, aqui é importantíssimo que os fornecedores estejam com os mesmos interesses da empresa e que as estratégias estejam alinhadas de forma que as duas partes ganhem os lucros obtidos.
Rivalidade entre os concorrentes - lida com as novas empresas no mercado e isso acaba interferindo no crescimento da empresa, forçando-os na melhoria dos novos produtos e assim lidando com a alta competição no mercado.
Produtos substitutos - nesta fase, acaba sofrendo um impacto no desenvolvimento e lucratividade da empresa, pois os novos produtos ameaçam a continuidade dos negócios. Isto acaba influenciando na redução de preço e também na melhoria da qualidade, causando disputa com concorrentes locais.
04 – O processo da Administração Estratégica (AE) compreende cinco etapas: análise do ambiente; estabelecimento de diretriz organizacional; formulação de estratégias; implantação das estratégias; e controle das estratégias. Elabore sobre cada uma destas etapas e suas peculiaridades.
...