ESTRATÉGIAS DE LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS CIENTÍFICOS E INFORMATIVOS
Por: Rafael Fotógrafo • 4/10/2018 • Trabalho acadêmico • 462 Palavras (2 Páginas) • 466 Visualizações
UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA
ESTUDOS DISCIPLINARES II – ESTRATÉGIAS DE LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS CIENTÍFICOS E INFORMATIVOS
POLO SÃO MIGUEL DO OESTE - SC
MAIO/2015
UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA
ESTUDOS DISCIPLINARES – TG
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Aluno:
Rafael de Almeida Nogueira RA1518748
ESTUDOS DISCIPLINARES II – ESTRATÉGIAS DE LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS CIENTÍFICOS E INFORMATIVOS
ESTUDOS
Trabalho destinado à disciplina de Estudos Disciplinares II do curso de Bacharelado em Administração da Universidade Paulista.
Profa. Ana Lúcia Machado da Silva
POLO SÃO MIGUEL DO OESTE - SC
MAIO /2015
1. INTRODUÇÃO 3
2. DESENVOLVIMENTO 4
3. CONCLUSÃO 5
4. REFERÊNCIAS 6
1. INTRODUÇÃO
O conto “O menino e a caixa” faz uma referencia metafórica sobre conhecimentos que são passados de forma pouco objetiva e também a receptores que não conseguem absorve-los corretamente. No desenvolvimento foi feita a correlação das estratégias de escrita e leitura que podem ser empregadas para elucidar a mensagem do autor no texto.
2. DESENVOLVIMENTO
Nesse texto a referência de entregador é feita aos educadores, mestres e todos aqueles que de alguma forma passam seus conhecimentos, na qualidade de receptor está o menino, que representa aquele que irá receber e fazer uso do conhecimento, representado como “objeto” no texto “O menino e a caixa”.
De acordo com o texto, ao passar seus conhecimentos, o educador faz o mesmo que o entregador ao lançar objetos ao menino, ele passa conhecimento aos seus receptores de forma continua, no começo seus receptores conseguem absorver seus conhecimentos e organizá-los dentro de sua “caixa”, ou seja, sua compreensão.
Porém, muitas vezes o conhecimento passado não é corretamente absorvido, e mesmo assim o educador continua a passar, fazendo com que o receptor tenha dificuldade de organizá-lo na forma de compreensão, gerando ideias inconsistentes, incompletas e sem sentido. É nesse ponto que a caixa começa a ceder, pois sem a correta relação entre as ideias, não se pode gerar uma compreensão adequada. Nesse ponto percebemos o qual importante é o uso de estratégias na produção de textos na construção composicional, assim como o uso de estratégias de leitura e interpretação como os suportes de leitura.
...