ESTUDO DE CASO: A Indústria Maravilha
Por: evpl2002 • 13/3/2017 • Dissertação • 1.909 Palavras (8 Páginas) • 261 Visualizações
ESTUDO DE CASO
A Indústria Maravilha é uma empresa que pode exaltar-se de ter todos os seus cargos descritos e analisados. Além disso, é uma empresa onde a avaliação do desempenho já é uma realidade em todos os níveis da organização. Contudo, para João da Silva, o Gerente de Gestão de Pessoas da Maravilha há ainda muita coisa pela frente. O próximo passo que pretende dar é a implantação de uma administração de salários baseada em avaliação e classificação de cargos e pesquisas salariais periódicas. Contudo, João precisa do consenso e aprovação de seu plano de diretoria. Como as coisas não estão muito boas para a empresa – a forte inflação, o desemprego, o fantasma da recessão, os altos juros elevando ainda mais o custo do dinheiro, a baixa produção forçando ainda mais a capacidade ociosa da empresa, as vendas em baixa, as dificuldades quanto a exportação, a incerteza quanto ao futuro, os eventos não são muito favoráveis para grandes inovações na área. Apresar de tudo, João acha que, num momento como esse, a implantação de um sistema racional de administração de salários seria muito bem recebida pelo pessoal, como um sinal de lealdade da empresa, mesmo que o sistema não trouxesse imediatamente grandes benefícios para os empregados.
Com essas ideias na mente, João pôs-se a trabalhar. Precisaria inicialmente definir muitas coisas antes de bolar um plano que pudesse apresentar à diretoria e obter sua aprovação: Iria dividir os cargos da mesma maneira como fez no programa de análise e descrição de cargos? Quais os conjuntos de cargos? Quais os métodos de avaliação a aplicar em cada um desses conjuntos de cargos? Quais os tipos de classificação? Como bolar as pesquisas salariais? Quais critérios para escolher as empresas e os cargos de referência?
Responder:
A) Com todas essas dúvidas, João não sabia por onde começar a esquematizar um plano de administração de salários para sua empresa. Como você poderia ajudar João?
Para ajudá-lo a conseguir a aprovação de seus diretores primeiramente deve desenvolver um plano onde a diretoria consiga identificar benefícios a médio e longo prazo.
A definição dos cargos e funções que João irá montar para apresentar à diretoria faz parte da carreira funcional da empresa e deve conter além de todas as premissas da administração empresarial,
Perfil dos cargos;
Descrição de cada cargo ou função;
Tabelas de cargos, classes e salários;
Forma de crescimento de níveis dentro da mesma faixa de salário;
Forma de crescimeto de uma faixa salarial para outra.
Etapas de Elaboração de um Plano de Cargos e Salário
1) Análise: é preciso identificar o negócio da empresa, o mercado e suas tendências, além do principal: contextualizar os objetivos da implantação de uma política salarial, conforme o planejamento e os objetivos da organização.
Nesta primeira fase algumas etapas devem bem observadas, e precisam ter flexibilidade de acordo com a cultura e modelo de gestão vigente.
A fase de análise preliminar é composta por:
o Escolha do modelo de Plano de Cargos e Salários a ser implantado:
O modelo mais recomendado a adotar deve ser compatível com a realidade da empresa, tanto na organizacional quanto na financeira. A análise deve considerar os seguintes métodos:
o Método Quantitativo: Comparação de fatores, Método dos Pontos.
o Não quantitativo: Escalonamento, classificação de cargos (graus pré-determinados).
o Remuneração Variável: Por resultados, por desempenho, por metas.
• Escolha de quem será o responsável pela implantação:
Nesta etapa deve ser identificado se na estrutura da empresa há algum profissional com competência para se responsabilizar pela implantação, visto que no estudo de caso em questão, a empresa não dispõe de verba para a contratação uma consultoria, cujo investimento seria muito maior.
• Identificar o responsável pela administração projeto:
Será preciso alocar um profissional da área de R.H., podendo neste caso ser o próprio João, que deverá participar do projeto desde o início. Essa interação será necessária para que, após a implantação, ele saiba como proceder no caso de manutenção dos cargos, salários e políticas adotadas.
• Avaliar a capacidade financeira da Empresa:
Qualquer que seja o modelo a ser adotado, é necessário que seja avaliada a capacidade financeira da empresa, pois haverá alguns custos em alguma fase do projeto.
• Nível de comunicação e transparência do Projeto:
: que tipo de informação será comunicada, como será divulgada, por quem e qual a freqüência. A forma e o que será comunicado, será muito importante, pois este tipo de trabalho alavanca expectativas e incertezas nos colaboradores e por isso é preciso cautela.
2) Conhecer a estrutura atual:
Devem ser levantadas todas as informações possíveis sobre as estruturas de cada departamento, principalmente: quais cargos existentes, a quantidade de cada um, os salários, relação nominal dos colaboradores de cada área, organograma, relação alfabética dos cargos e salários de toda empresam e descrições dos .
Com estas informações a pessoa que foi definida para realizar o trabalho tomará conhecimento da estrutura da empresa como ela é, e dará início ao planejamento.
3) Descrição dos cargos:
É um documento que deve ter registrado todas as informações a respeito de cada cargo na empresa. As principais informações de uma descrição são:
o Cargo atual, área em que aparece na estrutura da empresa;
o Quem realiza esta função;
o Principais tarefas, responsabilidades e freqüência (diária, semanal, etc);
o Principais requisitos do ocupante para realizar as tarefas.
o O que é necessário para a realização do trabalh
...