ESTUDO DE CASO: APSEN FARMACÊUTICA
Por: debtjos23 • 8/6/2015 • Resenha • 887 Palavras (4 Páginas) • 1.818 Visualizações
FACULDADE PADRAO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ESTUDO DE CASO:
Apsen Farmacêutica
Goiânia
2014/2
DÉBORA MARTINS DOS ANJOS
WELLEN ACACIO DE FARIA
ESTUDO DE CASO:
Apsen Farmacêutica
Exercícios apresentado a disciplina de Gestão de Pessoas, administrada pela professora Dorotéia da Faculdade Padrão como requisito parcial de avaliação N2.
Goiânia
2014/2
Questões a serem trabalhadas
- Quais aspectos você considera essenciais para estabilidade e crescimento da empresa?
R: Investimento constante na ampliação da estrutura física, através do crescimento que se tem o resultado dos esforços e competências da presidência da empresa, esforços da implementação inovadora de gestão de pessoas, visão de conhecimento e busca de competências.
- Quais são os desafios para a APSEN Farmacêutica para promover sua expansão?
R: Foi o desejo de implementar na empresa um modelo inovador de gestão de pessoas, que levou a ASPEN a buscar profissionais diferenciados, com visão de um modelo de gestão de pessoas humanas, focadas na qualidade de vida e no desenvolvimento das pessoas.
- Que considerações você faria a respeito do tipo de estratégia adotada pela empresa?
R: A APSEN Farmacêutica é uma empresa desejada por colaboradores uma vez que utilizam estratégica de gestão de pessoas, não discriminam por idade aproveita a bagagem dos mais experientes, deixa cada colaborador fazer parte realmente da empresa.
- O que você faria, em termos de estratégia, se tivesse na Gestão da APSEN Farmacêutica, no momento em que ela desejasse expandir? Por quê? Explique detalhadamente.
R: Deve continuar focada no modo como atendia o mercado até agora, Deve realizar um estudo do comportamento do consumidor, Deve planejar um remanejamento dos sistemas de vendas.
- De modo geral, além dos aspectos levantados por este estudo de caso, o que mais contribuiu para consolidação do sucesso da APSEN Farmacêutica?
R: Optou-se por um sistema de distribuição via distribuidores especializados, passando a deixar de existir uma relação direta entre fabricantes e varejista.
- Em que momento este case destaca a importância da comunicação dentro da empresa?
R: No momento em que Renato Spallici assumi a presidência i viu que era necessário um respeito às pessoas, ele é coerente nunca perdeu a essência e administrar com o coração.
- Qual a importância do aspecto humano como diferencial de um modelo de negocio na APSEN?
R: Obviamente, isso reflete na seleção de pessoas. “Na Apsen buscamos competências diferentes daquelas buscadas pela maioria das outras empresas, porque priorizamos o indivíduo mais que o técnico”. Por isso as competências que buscamos nos candidatos podem ser vistas como atípicas.
- O que levou a APSEN Farmacêutica a se posicionar, cada vez mais, por meio de gestão de pessoas e de aspectos relacionados à qualidade de vida? Por que ela optou por isso? Como ela chegou a ter consolidação no mercado?
R: O modelo de gestão de pessoas adotado pela Apsen se diferencia das demais empresas em muitos aspectos. Ainda que respeite as práticas de mercado, a Apsen faz suas próprias práticas. Segundo ele, o critério que a Apsen usa para estabelecer essas práticas é a crença pessoal do presidente, e adotada por toda a diretoria da APSEN, de que é possível e necessário ser feliz no trabalho. A partir daí, todo o modelo de gestão de pessoas da empresa está baseado no propósito de investir no que há de mais sagrado na empresa: as pessoas. Em relação às práticas de gestão de pessoas, um dos primeiros aspectos que apresenta um diferencial em relação ao mercado diz respeito ao perfil de cargos da Apsen. Enquanto a maioria das empresas privilegia as competências técnicas na descrição
dos cargos, a Apsen prefere privilegiar as competências humanas.
...