EXERCÍCIO CONCEITO DEPESAS DEDUTÍVEIS E INDEDUTIVÉIS
Por: Caio Diego Santos Rodrigues • 21/11/2016 • Trabalho acadêmico • 807 Palavras (4 Páginas) • 397 Visualizações
PUC-MG INSTITUTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS E GERENCIAIS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CONTABILIDADE FISCAL E TRIBUTÁRIA
PROF.HILDEGARDO MARTINS LIMA
EXERCÍCIO CONCEITO DEPESAS DEDUTÍVEIS E INDEDUTIVÉIS
(LUCRO REAL - EXERCÍCIO I)
- Qual é a principal diferença entre lucro real e presumido?
- O que são adições/ exclusões temporárias?
- São os ajustes que produzem efeito temporário nas apurações do Lucro Real e da base de calculo da CSLL atual, devendo resultar em consequências opostas nas apurações futuras. Estes valores devem, obrigatoriamente, ser controlados na parte “B” do Lalur. Entre as principais adições e exclusões temporárias temos as provisões não dedutíveis.
- Quais são as principais adições exclusões temporárias?
- Despesa de PDD, Provisão para participações lucros e resultado.
- O que são despesas dedutíveis?
São as despesas contabilizadas não existindo vedação para sua dedutibilidade.
Essas despesas não são adicionadas. Não damos nenhum tratamento tributário a essas despesas.
- Qual o conceito de despesas necessárias?
São despesas necessárias, quando essenciais a qualquer transação ou operação exigida pela exploração das atividades, principais ou acessórias, que estejam vinculadas com as fontes produtoras de rendimentos.
- Quando é que as despesas de viagens e com veículos serão dedutíveis?
As despesas de viagens e com veículos, para que possam ser aceitas como dedutíveis do lucro devem ser comprovadas com documentos que assegurem os requisitos de normalidade e necessidade das despesas.
- Qual o limite de despesa de diária de alimentação em viagem que a empresa pode ter sem que haja comprovante? Como é feito o controle pelas empresas?
A legislação aceita a falta de comprovação em despesas de alimentação em viagem até o limite de R$ 16,57 por dia
- Em sua opinião por que a receita federal autorizou a empresa ter despesas de viagem sem comprovação?
Leva-se em consideração contingências na viagem, as quais, por ora, torna-se mais simples o processo de identificação de despesas sem comprovação, além de ser notória a presença básica de despesa com alimentação.
- Despesas de viagem ao exterior podem ser consideradas despesas operacionais dedutível? Quando isto ocorrerá?
As despesas de viagens e estadia realizadas por sócios ao Exterior, se necessárias à atividade da empresa e à manutenção da fonte produtora, uma vez comprovada a sua vinculação aos objetivos da pessoa jurídica, poderão ser deduzidas como operacionais
- De acordo com o artigo 9 da lei 9.249 quais são os limites de doações que a empresa pode efetuar e serem consideradas despesas operacionais dedutíveis? Dê exemplos; com limite de 1,5% e 2,0%.
- Perdão de divida pode ser considerado despesa operacional dedutível? Porque?
Não. Porque é caso de perdão por mera liberdade
- Nota fiscal simplificada e cupon de máquinas registradoras podem ser consideradas despesas operacionais dedutível? Porque?
Nota fiscal simplificada e cupom de máquina registradora não são documentos hábeis para comprovar despesas efetuadas por pessoa jurídicas uma vez que não identificam o consumidor.
- Quando é que as despesas financeiras, serão consideradas dedutíveis e indedutíveis?
Juros,comissões, quando destacadas no contrato de compra de itens para o ativo permanente, são despesas operacionais dedutíveis Juros,comissões, quando destacadas no contrato de compra de itens para o ativo permanente, são despesas operacionais dedutíveis. São também dedutíveis despesas de obrigações em moeda estrangeira. Não são dedutíveis os juros e encargos existentes quando existe empréstimos entre empresas ligadas.
...