Eficiencia, Eficacia e Efetividade
Por: ferrazpol • 11/8/2015 • Artigo • 591 Palavras (3 Páginas) • 870 Visualizações
Eficiência x eficácia x efetividade
Penso que importa também analisar a efetividade, que está vinculada a equalização da eficiência com a eficácia. Não basta uma pessoa ser super eficiente apenas ou só super eficaz.
Eficiência é fazer a coisa com esmero, buscando o perfeccionismo em todo o processo ( menor custo, maior rapidez, melhor material empregado, etc.).
Eficácia está em atender a demanda sem se preocupar muito com a perfeição de todo o processo no atendimento a demanda apresentada. O objetivo é "atender a demanda".
Já a efetividade compõe-se de um julgamento de mérito após uma análise critica com atribuição de valor gerado pela equalização entre eficiência e eficácia na busca do atingimento da conformidade com o objetivo proposto para a realidade estratégica. Essa equalização se feita a cada etapa, na maior parte das vezes, pode possibilitar uma antevisão e um prognóstico bastante preciso da efetividade que será alcançada e auxiliará na análise crítica do planejamento e execução de objetivos futuros vinculados e/ou derivados.
A busca só do aspecto eficiência pode prejudicar a tempestividade de uma entrega de um produto no prazo ou inviabilizar a continuidade de um negócio.
Por exemplo, uma empresa produz um sistema operacional (Microsoft, Unix ou Linux, por exemplo). E tem que entregá-lo ao mercado mesmo sabendo que existirão bugs que gerarão atualizações daquela versão. Se for esperar demais para soltar um produto quase perfeito, a concorrência tentará ocupar o espaço mercadológico criado com esse intervalo demasiadamente grande.
Importa dizer que o tempo gasto é o menor possível ou o tempo ótimo para fazer um produto quase perfeito, usando o menor gasto de recursos envolvidos na produção desse produto. Um tempo eficiente. Porém o tempo eficiente para se fazer esse produto não atende a velocidade requerida pelo mercado de informática para se soltar um produto que atinja os resultados econômicos e mercadológicos projetados.
Já se tentar ser demasiadamente eficaz, poderá entregar um produto mais rápido do que o mercado aceita ou espera, mas com excesso de bugs comprometendo a qualidade do produto e a marca. Nesse caso, a concorrência também tentará ocupar o espaço ou as vendas do novo produto poderão acarretar prejuízo, impactando negativamente as vendas e nas ações da companhia já que os acionistas tenderão a investir em ações de outras companhias (mesmo que sejam de ramos diferentes) e vender as ações que detém (isso provavelmente aconteceu com o sistema operacional Vista da Microsoft, obrigando a gigante da informática a soltar mais rapidamente o Windows 7 que , como é praxe em informática, já estava sendo desenvolvido concomitantemente com o Vista).
Então o que se busca é um compromisso entre a eficiência e a eficácia, ou seja, a efetividade no trabalho, nos negócios e até mesmo na vida. Ou seja, deve-se buscar ser efetivo em cada parte do trabalho que se está desenvolvendo, a efetividade nos estudos, a efetividade no descanso, a efetividade no lazer, a efetividade em uma negociação, e assim por diante. As empresas buscam gerentes efetivos, operários efetivos, e CEOs efetivos, enfim, funcionários que sejam efetivos no que fazem.
Observe-se que o termo equalização é o mais adequado: pense na quantidade de graves, médios e agudos que cada música fica mais agradável de ouvir em cada evento em que estamos ( no recesso de um quarto, em uma festa, em um show, por exemplo). A música é o produto, o evento é o público alvo. Temos que "equalizar" a qualidade, a quantidade e a velocidade de entrega do produto conforme o público alvo. Assim, se conseguirmos o resultado esperado ou acima do esperado, fomos efetivos.
...