Empreendedorismo Digital: Inovação e planejamento são essenciais
Por: Neilita • 16/4/2018 • Projeto de pesquisa • 4.272 Palavras (18 Páginas) • 302 Visualizações
Abstract (Resumo)
Devido ao constante avanço tecnológico e ao maior acesso a internet por parte da população, surge a oportunidade de empreender digitalmente.
Actualmente o empreendedorismo digital popularizou-se bastante aumentando assim a competitividade, o que requer actualmente dos empreendedores a adopção de uma postura inovadora, estratégias e mecanismos para que seus empreendimentos tenham chances reais de sucesso.
Nesse sentido o trabalho objectiva explicar o conceito de empreendedorismo digital e a sua prática, sendo resultado de uma pesquisa bibliográfica e exploratória, tendo como fontes a literatura, revisão bibliográfica, estudo de caso e um posterior debate em grupo.
Verificou-se que o empreendedorismo digital é uma forma de empreender que vale a pena investir e ainda esta na sua fase embrionária em Moçambique.
Com base nestes resultados podemos concluir que embora o surgimento da internet tenha as suas raízes na década de 60 do século 20, somente nas últimas décadas é que surge os movimentos de empreendedorismo digital, onde muito ainda há que explorar no que toca ao exercício do empreendedorismo digital em Moçambique.
Palavras-chave: Empreendedorismo digital. Internet. Empreendedor. Comércio electrónico. Mercado digital. Moçambique.
- Introdução
O presente trabalho realizado no âmbito da cadeira de empreendedorismo aborda sobre o empreendedorismo digital, apresentando resultados de uma pesquisa realizada em grupo sobre como empreender digitalmente.
Em um mercado competitivo e de constante mudanças torna-se importante saber como lidar e potencializar as tecnologias de informação em nosso favor e dar um startup ao nosso negócio.
O trabalho objectiva dissertar sobre o empreendedorismo digital numa perspectiva conceptual e prática.
Para sustentar esse objectivo principal torna-se necessário atingir os seguintes objectivos específicos:
- Compreender em que âmbito surge e o conceito aplicado ao empreendedorismo digital;
- Saber como é realizado o empreendedorismo digital;
- Analisar as vantagens e desvantagens que advém do empreendedorismo digital;
- Entender o empreendedorismo digital como inovação;
- Fazer a diferenciação entre os mercados tradicional e digital.
As metodologias utilizadas na pesquisa foram bibliográfica e exploratória, dispondo de livros, artigos científicos, publicações e revistas científicas, com análise dos dados através de uma abordagem qualitativa – quantitativa e um estudo de caso como fontes.
Este trabalho é formado por cinco capítulos e encontra-se em anexo uma entrevista realizada a um empreendedor digital. O primeiro contendo informações introdutórias acerca do estudo, como o problema de estudo, as justificativas, objectivos, metodologia aplicada. O segundo capítulo apresenta a revisão da literatura referente ao empreendedorismo digital e ao processo empreendedor, apresentando os tópicos considerados principais para o entendimento do tema. Para tal, foram utilizadas fontes bibliográficas como livros, artigos, teses, publicações em sites, dentre outras. O terceiro capítulo apresenta o desenvolvimento do trabalho, O quarto capítulo expõem os resultados obtidos com a pesquisa e a discussão dos mesmos, apresentando as respostas aos questionários de forma consolidada, e suas análises, bem como as limitações do projecto. Por fim, no quinto capítulo são apresentadas as principais conclusões e recomendações sobre as pesquisas.
- Revisão bibliográfica
- Empreendedorismo digital
A inovação fez sempre parte da humanidade. Desde a descoberta do fogo através do método de esfregar duas pedras, o ser humano tem vindo a inovar (Gupta, 2008) citado por (Silva e Monteiro, 2014).
O surgimento da Internet tem suas raízes na década de 60 do século 20, a partir da criação de redes pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos como uma comunicação militar alternativa, em que as informações pudessem resistir a um conflito nuclear mundial (Monteiro, 2001) citado por (Pereira e Bernardo, 2016).
Pereira e Bernardo (2016) (citando Degen, 2009; Liao; Kickul; Ma, 2009) partilham a ideia que a internet possibilita criar uma vitrine para o mundo em que um pequeno negócio tem seus produtos ou serviços expostos a qualquer pessoa com acesso à rede, assim como as empresas maiores.
Empreendedorismo digital é o acto de criar um negócio que funcione de forma digital, principalmente na internet, e que tenha a maior parte de seus processos realizados nesse espaço. Um empreendimento digital tem a tecnologia e inovação como fundamentais ao negócio […] (Pedro, 2018).
Ainda na mesma perspectiva, Seabra (2007) ressalta dizendo que o empreendedorismo digital é o desenvolvimento de um modelo de negócio para oferecer um produto/serviço diferenciado através de um meio digital (internet) e obter lucro. Existem uma infinidade de formas de fazer isso actualmente, mas neste artigo vou focar em dois deles. A primeira maneira é desenvolver um produto próprio […], a outra possibilidade é vender produtos de terceiros, nesse caso, você se torna parceiro ou afiliado de produtos que você conhece, confia e acredita que agregará valor para seu público e oferece esse produto através do seu site, blog, lista de e-mails, entre outros.
Segundo Vassos (1997) a era digital é um período de dramáticas e profundas mudanças influenciadas por:
- Necessidade de um relacionamento cliente - produtor mais próximo;
- Rápido avanço do poder de computação;
- Necessidade das empresas - particularmente as pequenas de se diferenciar;
- Sectores convergentes e fim das linhas demarcatórias tradicionais;
- Necessidade de compartilhar informação, aprender e actuar rapidamente;
- Tecnologias sinérgicas e computadores fundindo-se com televisores;
- Eventual emergência de novas culturas e sociedades no ciberespaço.
Na óptica de Pereira e Bernardo (2016) (citando Fagundes, 2004:24), “o comércio electrónico através da internet é o ramo de actividade económica que mais cresce no mundo, e que abrigam hoje vários tipos de actividades”.
Os empreendedores da economia digital estão surgindo em todos os sectores e criando empresas virtuais nos sectores tradicionais, sejam eles livrarias, vendas de discos, de electrodomésticos, de flores, de móveis, de materiais de construção, de passagens aéreas e de pacotes turísticos (Tomaz, 2001) citado por (Pereira e Bernardo, 2016).
...