Empreendedorismo Feminino
Por: Danny123458 • 11/5/2015 • Trabalho acadêmico • 750 Palavras (3 Páginas) • 593 Visualizações
Introdução
Atualmente, vem ocorrendo uma grande inserção das mulheres no mundo empreendedor, possibilitando um equilíbrio de ambos o gêneros.
Para a mulher, o empreendedorismo oferece uma vida mais promissora, buscando a auto realização.
Diante deste crescimento intensificado, inicialmente será necessário identificar o perfil empreendedor e compreender as dificuldades para se tornar um empreendedor de sucesso. Como base de pesquisa será o utilizado o livro do SEBRAE, Aprender a empreender. DORNELLAS, Empreendedorismo: transformado em ideias e negócios.
Ser empreendedor é inovar, planejar cada detalhe, calcular os riscos, estar comprometido com o resultado, acreditar na sua própria capacidade.
Os empreendedores “não são simplesmente provedores de mercadorias ou de serviços, mas fontes de energia que assumem riscos em uma economia em constante transformação e crescimento.” (CHIAVENATO,2007,p.18)
Este trabalho tem como objetivo analisar o perfil empreendedor feminino na Cidade de Piracicaba.
Para fazer esta analise, é imprescindível fazer pesquisa exploratória no cenário empreendedor feminino,onde será aplicado questionário com o perfil qualitativo.
QUESTÃO NORTEADORA
Neste contexto envolvendo o empreendedorismo feminino, temos como questão norteadora para o desenvolvimento deste trabalho:
-
OBJETIVOS
Este trabalho tem como meta analisar o perfil empreendedor feminino e sua contribuição para a cidade de Piracicaba.
Procurando também esclarecer alguns objetivos específicos, dentre eles:
- Esclarecer principais características de um empreendedor
- Identificar o perfil das mulheres empreendedoras e suas dificuldades
- Relacionar a contribuição das mulheres, para os empreendimentos de Piracicaba.
METODOLOGIA
A elaboração deste trabalho será realizada através de pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo. Utilizando questionários com perguntas fechadas.
REVISAO BIBLIOGRAFICA
O empreendedorismo no Brasil surgiu na década de 1990, quando o Sebrae e a Softex foram criadas. ((colocar referencia na bibliografia, eu usei artigo de Dornellas, tem que ver o nome certinho daquele artigo, eu sei que é capitulo dois))
Para Dornellas o empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjuntos levam a transformação de ideias em oportunidades.
Na idade média o empreendedor era quem gerenciava grandes projetos de produção, para gerenciar esses projetos utilizava os recursos disponíveis que eram do governo. O empreendedor não tinha a pratica de assumir riscos altos. (colocar referencia na bibliografia, eu usei artigo de Dornellas)
Atualmente ocorre ao contrario, o empreendedor se compromete a assumir riscos. Antes de colocar uma ideia em prática, o empreendedor deve analisar cuidadosamente as chances de lucro ou prejuízo, considerando as possibilidades de erro e levantar possíveis soluções para os imprevistos que poderão aparecer.
Para o empreendedor ter sucesso, ele precisa ter conhecimento sobre o negócio, ter habilidade para montar, manter e desenvolver o empreendimento, e ter a atitude de quem sabe onde quer chegar e se preocupa em fazer bem feito. Também é preciso entender como e por quê as coisas acontecem, quais os comportamentos e atitudes que aumentam suas chances de sucesso e conhecer as ferramentas que vão lhe dar maior controle sobre os resultados (SEBRAE, p.14)
...