Empregabilidade
Por: Vagner Rodrigues • 21/9/2016 • Artigo • 3.918 Palavras (16 Páginas) • 170 Visualizações
Anhanguera Educacional
Ano 2010[pic 3]
Vagner Rodrigues dos Santos
RA 9081210756
vagner.sud@uol.com.br
A EMPREGABILIDADE APERFEIÇOANDO PROFISSIONAIS PARA O MERCADO
RESUMO
As recentes mudanças tecnológicas trazem consigo modificações em relação ao crescimento econômico no mercado de trabalho, em especial através da necessidade de mão de obra mais bem qualificada. E por conta dessa necessidade torna-se difícil o acesso da população ao mercado de trabalho, fazendo com que o indivíduo acentuado busque maneiras de se qualificar e reciclar seus conhecimentos, adquirindo novas aptidões para atender às exigências da nova demanda na área profissional.
Palavras-Chave: Mudanças; Empresas; Trabalho; Capacitação; Profissionais.
ABSTRACT
Recent changes in technology bring modifications in relation to economic growth in the labor market, in particular by the need for more qualified manpower. And because of this need it is difficult the access by the population to the labor market, causing the individual to seek ways to qualify and recycle his/her knowledge, acquiring new skills to meet the requirements of the new demand in the professional field.
Keywords: Changes; Enterprises; Work, Training, Professional.
- INTRODUÇÃO
A empregabilidade surgiu devido à exigência do mercado de trabalho pela busca de profissionais cada vez mais competentes, atualizados e preparados para atuar nas organizações e assim atender as expectativas estabelecidas.
Segundo Almeida (2006), a empregabilidade está relacionada a qualquer modalidade de trabalho, seja na prestação de serviços ou na montagem do próprio negócio. O atual contexto exige profissionais mais preparados e conscientes de sua atuação.
O termo empregabilidade exige capacidade e adequação do profissional ao mercado de trabalho, através do desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para seu desenvolvimento e aceitação na empresa em que for inserido, podendo contribuir para o desenvolvimento da mesma.
Jankovic e Picolli (2006) comentam a respeito da globalização na sociedade:
[...] globalização que demonstra um mercado em constante expansão mostra para o homem a imagem de uma sociedade que deve também se expandir à mesma velocidade, sob pena de não conseguir alcançar, quando necessário, as oportunidades. (JANCOVICK; PICOLLI, 2006, p. 25).
Devido à grande competitividade do mercado atual, os profissionais devem se manter atualizados quanto ao conhecimento e capacitação, buscando sempre desenvolver novas habilidades e competências; esse é o diferencial que as empresas procuram.
A busca por profissionais qualificados é grandemente disputada, por isso é imprescindível que todo profissional esteja sempre pronto para atender às solicitações das diversas empresas existentes, comenta Faria (2009).
De acordo com Carvalho (2006) a empregabilidade faz com que o profissional atenda às exigências do mercado, tendo condições de atuar em diversas áreas, podendo se posicionar em meio às mudanças decorrentes e garantir sua atuação em organizações cada vez mais competitivas.
Desta forma a capacidade de atuar em diversas funções e possuir características diferenciadas, garantirá a sobrevivência do profissional no mercado de trabalho.
- O TRABALHO
O termo trabalho surgiu na Idade Média (século XIV) representando a atividade humana aplicada à produção e à criação do trabalho manual. Na antiga Roma os únicos indivíduos que eram submetidos ao trabalho eram os escravos.
Segundo Dias (2001), os gregos viam o trabalho como uma maldição àqueles que se recusassem a permanecer submissos e que o homem através do trabalho conquistaria a virtude e a dignidade, numa clara indicação de que a cultura grega havia mudado o significado do trabalho como maldição.
Para Chiavenato (1993) cada sociedade cria um conceito, dividindo o trabalho em certas categorias e atribui um determinado valor. Quando essas condições se alteram, o trabalho também se altera, seja pela forma como se realiza (manual, mecânico, elétrico ou eletrônico), seja pelos instrumentos-padrão que utiliza e assim por diante.
A forma como uma sociedade, decide quem vai organizar o trabalho e quem o realizará; e a forma como o produto, a riqueza, produzida pelo trabalho é distribuída entre os membros da sociedade, determina as divisões de classes sociais. O trabalho é, talvez, o principal fator que determina a sociedade, suas estruturas e funcionamento. Assim, enquanto existir uma sociedade, existirá trabalho, afirma Faria (2009).
Compreender o trabalho é importante em qualquer ocasião e época; mas é mais importante ainda entender o trabalho quando a sociedade está em um processo de mudança, de revolução, pois ele certamente será influenciado e influenciará as mudanças e a sociedade.
- MERCADO DE TRABALHO
Atualmente o mercado de trabalho encontra-se cada vez mais exigente e competitivo; vem demonstrando significativas alterações quanto à forma de vinculação do trabalhador e, a partir disso, verifica-se o aumento do índice de trabalhadores por conta própria em virtude do aumento do setor de serviços.
Faria (2009) diz que sobreviverá no mercado o profissional que tiver a responsabilidade e o comprometimento suficientes para entregar aos clientes internos e externos os melhores resultados no menor prazo. Cada vez mais as exigências e dificuldades são evidentes, desta forma cabe ao profissional atender às novas solicitações do mercado, buscando alternativas para melhoria de seu nível de capacitação e adequação de sua competência para o desenvolvimento e sucesso junto às organizações.
Chiavenato (1999) comenta que é preciso que o indivíduo esteja pronto para ser gestor da sua própria capacidade de trabalho. Conseguir uma vaga no mercado torna-se muito mais simples quando se tem informações sobre a empresa, o que contribui principalmente na hora da entrevista, pois o candidato conhecerá a história e características da empresa em que deseja ser inserido.
Mesmo quando já se está empregado, o desempenho profissional dos funcionários é avaliado constantemente, através das empresas que têm feito reciclagens regulares, atingindo todas as escalas, desde os operários do chão de fábrica até a diretoria.
O mercado de trabalho tem valorizado profissionais com carreira e experiências diversificadas e que tenham vivência em culturas diferentes, o que permite uma visão mais abrangente da empresa afirma Carvalho (2006). As empresas buscam profissionais colaboradores, que interajam e se envolvam com os assuntos da organização, trazendo soluções aos problemas existentes; desta forma será possível delegar responsabilidades sob uma direção de decisões descentralizadas.
...