Empregabilidade Resumo
Pesquisas Acadêmicas: Empregabilidade Resumo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jooor • 5/10/2013 • 297 Palavras (2 Páginas) • 2.206 Visualizações
EMPREGABILIDADE
O termo empregabilidade foi criado nos fins dos anos 90 por José Augusto Minarelli, e tem por seu significado a sua adaptação às exigências do mercado, a forma que se planeja e desenvolve sua carreira.
Como tudo que existe sempre esta em faze de mudança, no mercado de trabalho não é diferente, anos atrás quando se entrava em uma empresa esperava-se fazer carreira nela, permaneciam até se aposentarem. Hoje em dia isto mudou, hoje a empresa que esta empregando, dando lucro, amanha possa não ter mais os mesmos lucros e vantagens, é ai que entra o termo empregabilidade que é a sua flexibilidade de enfrentar e se adaptar a essas mudanças.
Estamos em uma década de forte crescimento econômico, com a descoberta do pré-sal , a Copa e as Olímpiadas, e se você não estiver preparado para a competividade, você perderá seu espaço no mercado de trabalho. O governo está impulsionando a formação de novos profissionais, quanto mais potencial o profissional ter, mais chances ele terá sobre os demais.
Podemos olhar para a empregabilidade como um novo perfil para o trabalhador, que tem por suas características, possuir habilidades, conhecimento em uma ou mais áreas dentro da empresa, ter flexibilidade, criatividade, honestidade, ser proativo, ir sempre em busca de novos desafios, manter-se atualizado e ser bem comunicativo e dinâmico. Isso é básico nos dias de hoje para se manter empregável.
O profissional que descuidar de sua qualificação, que não procura se reciclar, vai perder a atratividade. E qual a diferença entre emprego e empregabilidade?
Emprego é quando a pessoa é contratada e presta serviço à uma determinada empresa, que tem carga horaria definida e salario. Empregabilidade como já citado a cima é mais com um perfil que o profissional precisa ter ou adquirir para se manter no mercado de trabalho.
...