Empresa soutwest
Por: Princesa2014 • 28/9/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 808 Palavras (4 Páginas) • 212 Visualizações
Essa empresa Southwest ela tem um filosofia simplicidade total, focada no passageiro que viaja por lazer e esta disposto a sacrificar seus luxos por tarifas mais baixas. A estratégia é que eles usam o mesmo tipo de aeronave o Boeing 737, aeroportos alternativos, tíquetes de embarque reutilizáveis e assentos não reservador, manobrando rapidamente os aviões após a aterrissagem para assim manter no ar por mais tempo. Eles procuram manter as suas passagens com as tarifas mais baixas e com vantagens extras como: mais espaço para as pernas, assentos em couro e tv por satélite individual, para prestar um atendimento bom e afetuoso. Nenhuma outra companhia aérea doméstica nos Estados Unidos tem uma estrutura de custos tão enxuta.
Estão aperfeiçoando seus sistemas de informação para que, nas palavras do CEO Gary Kelly, “possamos continuar no topo de todas as categorias” e “ser a companhia de tarifa mais baixa”. Para prestar ao cliente um atendimento mais afetuoso, a Southwest terá de automatizar processos anteriormente desenvolvidos sem tecnologia.
A Southwest.com é o principal canal de vendas da empresa, respondendo por mais de 3 bilhões de dólares em vendas anuais, ou 65% da receita total. Em 2000, ela lançou o Swabiz.com, um portal para viagens de negócios. A Sothwest adotou a passagem eletrônica em meados da década de 90 e, hoje, usa passagens de papel em apenas 5% das transações. A emissão de passagens eletrônicas economiza as comissões das agências de viagem, que ficam com cerca de 10 dólares por reserva. As reservas eletrônicas custam no máximo 1 dólar. Hoje, os clientes têm a conveniência de poder retirar os tíquetes de embarque em inúmeros aeroportos, ou mesmo on-line, em vez de esperar em uma fila no portão de embarque.
A equipe de sistemas de informação da Southwest também está voltada à modernização da manutenção. O sistema de manutenção reduziu de 10 a 15% o tempo que os aviões ficam fora de serviço para manutenção regular. Os inspetores detalham problemas em tabelas da Panasonic, que os transmitem por rede sem fio a um acervo centralizado; este, por sua vez, exibe as informações em tempo real em quiosques usados pelas equipes de manutenção. Os quiosques reduzem o tempo que os técnicos gastam buscando informações, o que costumava consumir de 30 a 40% de sua jornada de trabalho. A maior capacidade de otimização para integrar e analisar a programação e os sistemas de manutenção fará com que os custos permaneçam baixos e a manutenção continue sendo uma prioridade.
Os passageiros notarão uma presença maior de quiosques de self-service. Com a substituição dos antigos sistemas de check-in, os agentes terão acesso a módulos de check-in, emissão de passagens, controle de bagagem e segurança por meio de uma interface no quiosque; com isso, os passageiros terão que esperar menos tempo e haverá menos erros de entrada de dados. Uma maneira usada pelo CEO para medir o nível de eficiência da Southwest é o número de funcionários por aeronave. Em 2000, a companhia empregava cerca de 95 pessoas por avião; hoje esse número caiu para aproximadamente 70.
A Southwest está aperfeiçoando seus sistemas de informações sobre clientes, os quais até pouco tempo atrás mantinham apenas os registros transacionais de clientes que pagavam com cartão de crédito, vales-presente ou vouchers aéreos e obtinham passagens eletrônicas
...