Empresas de Pequeno Porte
Por: liliana breder • 6/2/2022 • Artigo • 530 Palavras (3 Páginas) • 94 Visualizações
As empresas de pequeno e meio porte atuantes tornam-se mais competitivas com a implantação de sistemas gerenciais integrados, que facilitem a sua sobrevivência e crescimento. Organizações empresariais que em sua origem, história e gestão são vinculadas a uma mesma família, que mantém membros da família na administração dos negócios, possuem dificuldades na tomada de decisão sem o suporte de relatórios e análises comparativas consistentes.
Por ser uma empresa com um faturamento bastante estável e rentável os problemas por falta de um gerenciamento mais ágil e competitivo ainda não repercutiram um impacto que fizessem buscar uma integração de todos os setores da empresa.
Agora como dono e gestor da empresa o primeiro passo a ser dado é um levantamento de tudo que temos hoje dentro da empresa, salários, estoques, devoluções, percas, contas a pagar e a receber, empréstimos, financiamentos, aplicações, entradas e saídas pelo menos dos últimos três anos para um comparativo, já de antemão informatizando todo o sistema para que fique mais fácil a contabilização desses dados, treinamentos e desenvolvimento dessa equipe para que o trabalho se torne homogênio.
Esse sistema trará apoio estratégico, essa ferramenta auxiliará na coordenação, orientação e operacionalização das rotinas tornando a empresa uma organização mais eficiente, onde as decisões estratégicas sejam mais eficazes. A implantação desse sistema na empresa irá auxiliar nos processos, na redução de trabalho operacional, na redução de erros e retrabalhos e principalmente na obtenção de informações coerentes para um planejamento estratégico e na tomada rápida de decisão.
A Política Nacional do Meio Ambiente e seus princípios foram criados no intuito de promover um equilíbrio entre Meio Ambiente e o desenvolvimento socioeconômico.
Esses princípios se norteiam em permitir que ocorra o desenvolvimento que é importante e necessário para a sobrevivência e que os impactos causados por essa constancia de se precisar de cada vez mais para que se mantenha em crescimento e desenvolvimento de uma sociedade causando o menor impacto possível em nosso ambiente vivo.
Somos um país onde a economia é movida e subsidiada pela agricultura, o que também é uma cultura que devasta áreas, polui águas para que seja suprida cada vez mais a demanda do consumo e hoje a política para essa cultura é a de manutenção das águas nascentes próximas e de uma área de preservação de matas.
Em nosso estado Minas Gerais, temos muitas mineradoras, que ultimamente tem trazido desastres irreversíveis não somente para o meio ambiente mais também para a nossa economia e população, onde vimos com clareza a necessidade de leis mais rígidas de fiscalização, pois precisamos dos empregos e renda que essas empresas trazem ao nosso estado, triste chegar em uma cidade como Mariana e ver tanto desemprego, tantas lojas fechadas pela perda de uma empresa, mais também é triste ver o que aconteceu com o meio ambiente e as pessoas que viviam lá.
O equilíbrio, políticas mais severas, uma fiscalização mais efetiva, conscientização da população, que somos os maiores poluidores e fabricantes de resíduos, a atentas-se a práticas de manejos mais sustentáveis para que possamos manter um melhor equilíbrio e que desfrutemos por mais e melhor o nosso meio ambiente e tudo de bom que ele nos proporciona.
...