Ergonomia - Saúde do Trabalhador
Por: stephanne • 15/3/2017 • Resenha • 376 Palavras (2 Páginas) • 302 Visualizações
Saúde do trabalhador: trabalhador: toda pessoa que exerça uma atividade de trabalho, independente de estar inserido no mercado formal ou informal de trabalho.
Saúde e a doença: processos dinâmicos, estreitamento articulados com os modos de desenvolvimento produtivo da humanidade em determinado momento histórico.
MTE- Ministério do trabalho e emprego – tem o papel de realizar a inspeção e a fiscalização das condições e dos ambientes de trabalho em todo o território nacional.
INSS - Instituto Nacional do Seguro Social – responsável pela pericia medica, reabilitação profissional e pagamento de benefícios.
CAT-Comunicado de Acidente de Trabalho - Deve ser sempre emitida, independente da gravidade do acidente ou doença. *ate o 1° dia útil seguinte ao acidente. (+ 15 dias : afastamento INSS) (15 dias : empresa paga)
LOS – Lei orgânica da saúde – regulamentou o SUS e suas competências no campo da saúde do trabalhador: considerou o trabalho como importante fator determinante/condicionante da saúde.
MMA – Ministério do Meio Ambiente – trabalha em sintonia com setores do governo, em especial da saúde, educação e trabalho. (ex: uso de agrotóxico nos produtos: alimentos)
As doenças do trabalho referem-se a um conjunto de danos ou agravos que incidem sobre a saúde dos trabalhadores, causados, desencadeados ou agravados por fatores de risco no local de trabalho.
Se Manifesta de forma Lenta, podendo levar anos.
Riscos presentes:
Agentes Físicos: Calor, frio ruído, vibração, umidade..
Agentes Químicos: neblina, poeira, substancia tóxica, gases..
Agentes Biológicos: Bactérias, fungos, vírus, parasitas..
Organização e conteúdo do trabalho e fatores psicológicos: pressão da chefia, levantamento de peso indevido, divisão do trabalho, postura..
Clima Organizacional: Humilhação, assédios, medo, tensão, grito..
Problemas crônicos : Respiratório, auditivo, Ler (lesão por esforço repetitivo), dort ( distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho) : formigamento, dormência, fadiga muscular. Psicológicos.
Estresse: Combinação de reações fisiológicas, comportamentais, psicológicas e mentais. Apresentada quando uma pessoa se confronta com uma situação que a irrite, amedronte, confunda ou a faça feliz. EXEMPLO: Pressão, competição, exigência, ameaça, conflito.
Causa do extresse: Mudança, Sobrecarga, Medo, transito, assedio Moral.
Sintomas do estresse:
Emocionais: Medo, ansiedade, tristeza, cansaço, raiva..
Mentais: TAG(transtorno de ansiedade generalizada), pânico , fobia , depressão, insônia.
Comportamentais: bruxismo, indecisão, esquecimento.
Físicos: alteração de peso, taquicardia, alergia, infecções, gripes.
QVT: A Qualidade de Vida no trabalho: forma de pensamento envolvendo pessoas;
Preocupação com o bem estar dos trabalhadores
Eficácia organizacional dos trabalhadores
...