Objetivos da Ergonomia e a articulação entre conforto e a saúde dos trabalhadores com a eficácia (produtividade e qualidade)
Por: gaucholp • 10/1/2017 • Relatório de pesquisa • 362 Palavras (2 Páginas) • 576 Visualizações
PROBLEMA PROPOSTO:
Objetivos da Ergonomia e a articulação entre conforto e a saúde dos trabalhadores com a eficácia (produtividade e qualidade).
RESPOSTA / DESENVOLVIMENTO:
Por definição, a Ergonomia, que deriva-se dos termos ERGOS (trabalho) e NOMOS (leis, normas e regras), é uma ciência que estuda e desenvolve a aplicação de regras e normas com a finalidade de organizar o trabalho, viabilizando o mesmo com as características físicas e psíquicas do ser humano.
As definições de ergonomia colocam, especialmente, dois objetivos fundamentais complementares:
1. O conforto e a saúde dos trabalhadores, garantindo que o trabalho seja executado em um ambiente que preserve a saúde.
2. Garantir a eficácia (produtividade e qualidade) do trabalho.
Dessa forma, a Ergonomia tem por objetivos a adaptação do trabalho às características do próprio ser humano, a fim de permitir a eficácia máxima e preservar a saúde física, emocional e psíquica do trabalhador.
O primeiro objetivo da ergonomia (conforto e saúde) está relacionado à pesquisa das condições que não apenas evitem a degradação da saúde, mas, também, favoreçam a construção da saúde.
Para o que tange o segundo objetivo, a questão da eficácia (produtividade e qualidade), a ergonomia considera o estudo de tempos e movimentos, levando em consideração diversos fatores, como a idade e características físicas do trabalhador, as condições e sistemas de produção, tornando uma significativa ferramenta de medição de produtividade, já que retrata o nível de produtividade com embasamento prático e analítico.
Além disso, o novo panorama da ergonomia traz, como ferramenta importante de objetivação da eficácia, o conceito de atividades meta-funcionais às atividades laborais. As atividades meta-funcionais são as atividades não diretamente orientadas para a produção imediata, que resultam na construção de conhecimento ou de ferramentas (materiais ou cognitivas), destinadas a uma utilização posterior eventual e visando facilitar a execução da tarefa ou a melhoria do desempenho.
Em suma, uma Empresa que aplica e investe no estudo da Ergonomia no seu cerne produtivo tem como resultado a redução de custos com tratamentos decorrentes de doenças do trabalho e o aumento da produtividade e qualidade do trabalho, enquanto um trabalhador que consegue desenvolver suas atividades em um ambiente de trabalho adequado e respeitando as regras de boas práticas colhe os frutos de um trabalho saudável, produtivo e de qualidade.
...