Estagio Final Obrigatório
Por: Monnara Sousa • 9/4/2021 • Relatório de pesquisa • 4.326 Palavras (18 Páginas) • 214 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
LETÍCIA FERREIRA MAIA
GOIÂNIA, GO
2018-2
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO
LETÍCIA FERREIRA MAIA
Supervisor Acadêmico do Estágio: Professora Doreslene Fernandes
Supervisor de Campo do Estágio: Daniel Mendes.
Nome da Organização: Inovar Cosméticos
Porte da Organização: Médio Porte
Ramo de Atividade da Organização: Comércio Atacadista de Varejista de Cosméticos
Área de Atuação do Estágio: Marketing
GOIÂNIA, GO
2018-2
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO. 2
1.1 Objetivo Geral 3
1.2 Objetivos Específicos 3
1.3 Justificativa 3
2 MÉTODOS UTILIZADOS NO ESTÁGIO 5
2.1 Método Indutivo 5
2.2 Diagnóstico Organizacional 5
2.3 Pesquisa Bibliográfica 6
2.4 Pesquisa de Campo 6
3 CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO 8
3.1 Negócio em que atua a organização 8
3.2 Dados de Identificação da Organização 8
3.3 Histórico da Organização 8
4 DESCRIÇÃO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES REALIZADAS NO ESTÁGIO....................................................................................................................12
4.1 Atribuições que competem ao departamento de Marketing: 12
4.2 Tipos de cliente 13
4.3 Recrutamento e treinamento da empresa 14
4.4 Consequências do Treinamento 16
5 RECOMENDAÇÕES DE MELHORIA 22
6 CONCLUSÕES E CONSIDERAÇÕES FINAIS 24
7 REFERÊNCIAS 25
1 INTRODUÇÃO.
A realização deste trabalho é uma exigência da disciplina Estágio Supervisionado do curriculum do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
O tema deste estágio será o atendimento ao cliente no ramo de cosméticos no Brasil e mais especificamente em Goiás na empresa Inovar Cosméticos, pois atualmente, segundo o site do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (2017), o Brasil ocupa a 3ª posição no ranking mundial de consumo de produtos de beleza e a cada ano que passa se aproxima mais dos Estados Unidos e Japão, os dois líderes mundiais neste setor. Segundo pesquisas realizadas recentemente, o mercado brasileiro corresponde a 7,1% do consumo mundial, ocupando a 2ª posição nas categorias de produtos depilatórios, desodorantes, perfumes, produtos masculinos e de proteção solar. Na 3ª posição estão os produtos de higiene, oral, infantis e para os cabelos. Em 4º, os produtos para banho e por último, em 5º as maquiagens.
Diante disso, e segundo o Sebrae no ano de 2017, foi projetado para o ano de 2018 um crescimento de cerca de 7,5% em seu faturamento, podendo chegar a R$ 118,2 milhões, impulsionado pela recuperação da economia após a forte crise.
Ainda segundo os dados do Sebrae, 2017, Goiânia é um centro de referência neste setor, e ocupa o quinto lugar no ranking de números de salões (dados da Associação dos Profissionais da Beleza do Estado de Goiás - Aprobeleza), que contabiliza cerca de 60 mil profissionais no Estado.
O analista da regional metropolitana goiana do Sebrae, Israel Witicovskin, referindo-se ao ano de 2017 diz que: “No ano passado, trabalhamos com algumas ações na capacitação desses profissionais de beleza. E, parece que esse segmento captou o objetivo do Sebrae, que é levar a eles uma gestão de negócios no ramo de beleza mais consistente.” Pelo crescente número de formalizações desses empresários, Israel destaca a necessidade dessa capacitação para que deem continuidade ao trabalho.
Essa capacitação de profissionais de beleza não está ligada somente a gestão do negócio, mas também se refere à empresa como um todo, como por exemplo: O atendimento prestado aos clientes é uma das maiores preocupações.
A fidelização de um cliente requer a busca da satisfação das suas necessidades. Desta forma, as empresas devem buscar a satisfação como forma de estreitar a relação com seus clientes, tornando-os parceiros comerciais.
Diante dessa contextualização o tema atendimento ao cliente foi escolhido com o intuito de aprimorarmos o conhecimento nesta aérea e proporcionar a Inovar Cosméticos, estudos e resultados que venham beneficiar o departamento de Marketing, que hoje é responsável por esse processo, dentro da empresa.
1.1 Objetivo Geral
Realizar um diagnóstico sobre o atendimento ao cliente, na empresa Inovar Cosméticos.
1.2 Objetivos Específicos
- Identificação do problema e determinação dos objetivos;
- Levantamento do trabalho (dados e informações);
- Análise crítica dos elementos coletados;
- Caracterização de diversas alternativas;
- Seleção e escolha de uma alternativa;
- Proposta de melhoria.
1.3 Justificativa
Acreditamos que a realização deste trabalho proporcionará benefícios ao departamento de Marketing da organização Inovar Cosméticos, porque é uma grande oportunidade de colocarmos em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso de administração, que poderá auxiliar na melhoria do atendimento ao cliente da empresa, visando alcançar um diferencial competitivo.
...