Estagio de Adminitração
Por: FabiioBaia • 27/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.390 Palavras (14 Páginas) • 299 Visualizações
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas
RELATÓRIO PARA A DISCIPLINA ESTÁGIO OBRIGATÓRIO
Saraiva e Siciliano S/A
Mateus Alves Laino
Administração com linha de formação em Comércio Exterior – 8I
Ana Lucia Pinto da Silva
São Paulo
Maio / 2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA
2.1 Apresentação
2.2 Histórico
2.3 Estrutura Organizacional
2.4 Missão e Valores
2.4.1 Missão
2.4.2 Valores
2.5 Aspectos Mercadológicos
2.6 Concorrentes
3. ESTRUTURA E PROCESSOS
4. APORTE ACADEMICO COMO INTERFACE DA PROFISSIONALIZAÇÃO
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
6. BIBLIOGRAFIA
- INTRODUÇÃO
O estágio é uma atividade pedagógica do processo educacional, sem vinculo empregaticio de qualquer natureza, que possibilita o aluno complementar sua formação profissional.
O relatório de estágio apresentado à Universidade Presbiteriana Mackenzie com o objetivo de comprovar às 400 horas exigidas na modalidade estágio obrigatório, referente ao período de 4 de Dezembro de 2013 a 4 de Abril de 2014 englobando, portanto, o 7º semestre cursado na instituição de ensino.
Como forma de demonstrar a aplicação dos conhecimentos adquiridos em classe e pela atuação na empresa, bem como a explicação das atividades realizadas pela estagiária durante tal período, e suas contribuições para a empresa e o conhecimento da área estudada.
A Livraria Saraiva e Siciliano S/A atua no ramo de varejo há 100 anos, contando com 115 lojas e vendas através do site. O estágio foi iniciado no dia 4 de Dezembro de 2013 com duração até 31 de Outubro de 2014 e renovado por mais oito meses, até 30 de Julho de 2015, atuando na área de Compras Livraria de Interesse Geral, trabalhando diretamente com as lojas da rede e com o site – auxiliando na rede de suprimentos e no contato direto com clientes e fornecedores.
- CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA
- Apresentação
Nome fantasia: Livraria Saraiva
Razão Social: Saraiva e Siciliano S/A
Endereço: Rua Henrique Schaumann número 270 – Bairro Cerqueira César, São Paulo
Ramo de Atividade: Comércio Varejista
- Histórico
Em 1914, Joaquim Ignácio da Fonseca Saraiva, português, que após duas décadas morando no Brasil, funda a empresa Saraiva & Cia, um pequeno estabelecimento de comércio de livros usados. O sebo, localizado no Largo do Ouvidor, bem próximo a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo, recebe o nome comercial de “Livraria Acadêmica” e tinha Joaquim e seus filhos como os principais e únicos funcionários.
Nos vinte anos seguintes, a livraria teve como prioridade a área jurídica, que até então, sofria com a falta de qualquer esquema industrial – os autores eram obrigados a assumir os encargos da produção, financiamento e distribuição de suas obas e essa foi a oportunidade que a empresa achou para iniciar sua fase editorial, começando pelo livro Casamento Civil de Aniceto Corrêa e depois editando livros didáticos e de literatura em geral.
Com a morte de Joaquim Ignácio Saraiva em 1944, seus filhos assumem os negócios, diversificando e ampliando as atividades da Saraiva, onde cada um ficou responsável por uma área: Joaquim Saraiva pela Livraria e Papelaria, Jorge Saraiva pela gráfica da editora e Paulo Saraiva pelas finanças e em 1947, a empresa foi transformada em sociedade anônima, com a denominação Saraiva S/A – Livreiros Editores, e foi uma das primeira colocações de ações privadas no mercado brasileiro, ou seja, o lançamento particular de ações foi realizado para viabilizar o investimento no setor gráfico e na diversificação de produtos da Livraria e obras editorias – inúmeros ex estudantes da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco encaminharam-se à livraria para subscrever ações da empresa em homenagem a seu fundador.
O processo de crescimento e formação de uma rede de lojas se iniciou concretamente com a abertura da segunda Livraria Saraiva, na Praça da Sé, no ano de 1972, junto com a fusão da Livraria Saraiva LTDA com a Papelaria Saraiva LTDA, sob a denominação de Livraria e Papelaria Saraiva S/A. Foi neste ano que a Saraiva transformou sua empresa em uma organização de capital aberto, com o objetivo de capitalizar a empresa para os investimentos no mercado de livros didaticos e ampliacao dos pontos de venda da livraria.
Somente em 1996 a Livraria Saraiva abre a sua primeira megalivraria, no Shopping Eldorado, em São Paulo, totalmente informatizada, com amplo espaço e voltada, em princípio, para venda de livros e CDs e já nos primeiros cinco meses registrou vendas três vezes superiores a uma livraria normal.
Em 1998 entra no ar a operacao de venda de produtos da Livraria Saraiva por meio da internet, no site www.saraiva.com.br, um dos primeiros sites de e-commerce do Brasil, que com o passar do tempo alcancou significativo crescimento de vendas e sucesso no segmento.
...