Estrutura e análise das demonstrações financeiras etapa 1 passo 1
Por: firmosanto • 15/8/2015 • Trabalho acadêmico • 456 Palavras (2 Páginas) • 367 Visualizações
[pic 1]
ANHANGUERA EDUCACIONAL
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ADMINISTRAÇÃO
Estrutura e análise das demonstrações financeiras
Primeira etapa
Passo 1, 2
Esta etapa nos orienta a elaboração e análise do processo de demonstrações financeira, com a utilização de tabelas e recursos técnicos de coleta de dados, para e exposição em tabelas de informações, analise vertical e horizontal.
Seguem as tabelas de análise vertical e horizontal do DRE (demonstração do resultado do exercício), BP (Balanço Patrimonial) do Ativo e Passivo, da Empresa ROMI SA.
Análise horizontal do BP – Ativo Análise Vertical do BP - Ativo
[pic 2][pic 3]
Análise Vertical DRE Análise Vertical do BP - Passivo[pic 4]
[pic 5]
Análise Vertical DRE.[pic 6]
Com as informações exibidas nos gráficos horizontais e verticais, podemos responder varias questões que irão auxiliar a definir o planejamento das ações de melhoria da entidade, a análise evidência os pontos fortes e os pontos que não deram resultado positivo, por meio de comparativo direto dos grupos de contas ou das contas, tornando intuitivo o diagnostico de eventuais problemas.
Passo 3 - Descrição de possíveis variações:
a) Vendas: A empresa mostrou solidez e um alto grau de competitividade, teve um aumento expressivo nas suas receitas de exportações. Sua receita líquida consolidada apresentou um crescimento de 10,1% em comparação a 2007, atingindo 696 mil. Representada pela análise vertical as duplicatas a pagar, passam de 4,7% para 8,7% em 2008 do total do ativo circulante, contribuindo assim para o aumento das vendas.
b) Nos custos dos produtos vendidos: Representava 47,28% da receita operacional líquida e passaram a representar 49,79%, aumentando em mais de dois pontos percentuais. Mas esta representação deve ser levada em conta que houve também um aumento do lucro bruto e da receita operacional no período.
c) Na margem bruta: Não houve variação na margem bruta da tabela. A conta se manteve estável mostrando uma pequena elevação percentual.
d) Nas despesas operacionais: As despesas operacionais tiveram uma elevação considerável de 15,64% sua principal fonte de elevação foram os aumentos na conta de despesas administrativas que apontaram um aumento de mais de 40%.
e) Nas contas patrimoniais: A situação do patrimônio liquido apontou um crescimento 9,49% evidenciando que houve um crescimento patrimonial moderado, levando em consideração que o total do ativo teve uma elevação de mais de 23% no período.
...