Estudo De Caso: Henry Ford da Oftalmologia
Por: Talvanes Nipo • 4/10/2019 • Projeto de pesquisa • 832 Palavras (4 Páginas) • 2.166 Visualizações
[pic 1][pic 2]
1º Estudo De Caso: Henry Ford da Oftalmologia
- Compare essa abordagem de cirurgia de olho com a abordagem tradicional?
É possível comparar diretamente o método de Svyatoslav Fyodorov com a linha de produção automobilística de Ford, pois ambos resultam numa produção em massa muito superior a convecional (artesanal) e tem por objetivo desenvolver um maior numero de cirurgias no menor tempo possível. O custo do Método Fyodorov (220€) é visivelmente inferior quando comparado ao método convencional (em média, 1000€), sendo assim mais lucrativo, rápido e consequentemente mais rentável tanto para os cirurgiões quanto para os pacientes, visto que o cirurgião era incumbido de tratar de forma mais humana e excepcional possível cada paciente já que seus lucros eram por pessoas tratadas.
Foi possível observar ainda que a metodologia de Fyodorov desevolveu-se e aperfeiçoou-se em prol da uniformidade profissional, ou seja, a não polivalência, em que cirurgiões especializadados poderiam apenas realizar uma determinada cirurgia, neste caso, a de ceratotomia radial (miopia). O método tradicional por sua vez permite todos os tipos de cirurgias exigindo um profissional polivalente nas disciplinas oftalmológicas. Logo, para ambos os métodos, percebe-se profissionais distintos, e, consequentemente, pontos positivos e negativos para as duas metodologias propostas.
Entretanto, quando priorizamos uma visão empresarial, concluimos que a método desenvolvido por Fyodorov torna o processo de cirurgias ceratotomia radial mais viável financeiramente, além da otimização do tempo despendindo para estas atividades.
2. Quais são as vantagens e desvantagens dessa abordagem de cirurgia de olho?
São muitas as vantagens encontradas no método de Fyodorov, sendo a mais atrativa a redução dos custos, implicando em um maior número de cirurgias de ceratotomia radial (miopia) realizadas em virtude dessa viabilidade econômica.
Outro ponto positivo para esta metodologia é a repetição que cada profissional constante, proporcionando ao mesmo uma aperfeiçoamento da técnica e aumentando, dessa forma, a velocidade de cada etapa. Em contrapartida, torna-se algo rotineiro e um trabalho desgastante com o tempo.
Outro ponto a se levar em consideração é a grande dificuldade que se encontrava na época para obter cura definitiva no ramo da oftalmologia. Por isso, um dos protocolos do método de Fyodorov era que o pagamento da cirurgia fosse realizado apenas em caso de sucesso, garantindo maior eficiência por parte dos cirurgiões e também a não possibilidade de perda de dinheiro pelos pacientes.
O controle que cada cirurgião possui das etapas anteriores resulta em mais um ponto positivo ao reduzir a probabilidade de erros.
O tempo de espera durante a cirurgia mediante este método torna-se um ponto negativo devido sua simultaneidade para oito pacientes, porém a quantidade de operações realizadas por dia compensa o tempo entre as operações.
2º Estudo De Caso: Jaguar recupera sua reputação
- O que qualidade significa para um fabricante de veículos, como a Jaguar?
Qualidade significa, de uma forma simplista, “fazer corretamente as coisas” e estas variam em função do tipo de operação. Logo, é possível afirmar que numa organização como a Jaguar, a qualidade pode ser entendida como a produção de automóveis conforme as especificações de qualidade e segurança, garantindo a confiabilidade de seus produtos e serviços. Dessa forma, uma linha de produção executada nos mais altos padrões de exigência obtem, por conseguinte, um produto final de excelência e competitivo no mercado. Logo, torna-se atraente aos olhos dos consumidores criteriosos que buscam o mínimo ou nenhum defeito em suas aquisições.
...