TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso

Por:   •  19/7/2016  •  Artigo  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo de Caso 3

Sistemas de Informação – GCC 174

Nome: Breno Henrique de Lima Freitas
Matrícula: 201610629

1. O que são tecnologias proprietárias e tecnologias infraestruturais? Como elas ajudam as empresas? Dê exemplos atuais destas duas tecnologias.

        

        Uma tecnologia proprietária pode pertencer, de fato ou na prática, a uma única empresa. Por exemplo, um composto único que é usado na fórmula da Coca-Cola. Esse tipo de propriedade pode conceder a empresa uma sustentação a longo prazo, permitindo lucros extraordinários pois limita a concorrência.

        Tecnologias infraestruturais são do tipo que não é interessante uma empresa ter só para si, pois ela tem mais valor quando é compartilhada. Um exemplo seria a internet em si, pois uma empresa com essa infraestrutura só para si, tiraria pouco proveito comparado caso essa tecnologia fosse compartilhada entre as demais empresas.

        

2. O que são tecnologias ubíquas? O que torna uma tecnologia melhor ou pior para as empresas neste sentido?

        

        A ubiquidade seria o alcance de determinada tecnologia. Quanto maior o alcance, mais ubíqua é essa tecnologia. É interessante que uma determinada empresa esteja totalmente infiltrada no seu meio de atuação. Um exemplo disso seria o Facebook, que alcança o maior número de usuários já registrado por uma rede social, com isso, ele conseguiu fazer com que o seu sistema de login, seja usado por diversas outras aplicações, logo, ele está, querendo ou não, sendo usado indiretamente por outras empresas, para facilitar o acesso as aplicações que não pertencem a ele.

3. Toda tecnologia infraestrutural nasce como uma tecnologia infraestrutural ou ela pode mudar de condição ao longo de seu ciclo de utilização? Como isso acontece?

        

        Uma tecnologia é descoberta como infraestrutural ao longo de seu ciclo de utilização. Isso acontece ao perceber-se que de certa forma, seria melhor disponibilizá-la ao grande público, e assim, tirar maior proveito dela de outras formas, que não seja a própria posse e uso exclusivo.

4. Segundo o autor, “ao final da fase de propagação da infraestrutura, a oportunidade para vantagens individuais praticamente evaporou.” Cite uma consequência da propagação destas tecnologias disseminando seus usos e práticas.

        Uma consequência dessa disseminação gera concorrência, e consequentemente, queda de preços.

5. Porque o autor afirma que TI está se transformando numa Commoditie? Pra ele de que forma isso acontece?

        A TI, segundo o autor, está se transformando em commoditie por que, atualmente ela está acessível a todos, totalmente infiltrada nos diversos ramos empresariais e culturais, e as vezes nem percebemos. Todos a usam, logo, o uso de tecnologia já não oferece mais a distinção que outrora ofereceria. A comoditização ocorre pelo fato que a tecnologia, assim como uma linha de ferro, ou malha elétrica, vale muito mais quando compartilhada, do que quando usada isoladamente. Também se dá pelo fato de que a tecnologia como commoditie é quase perfeita em seu próprio conceito. Um byte por exemplo, é reproduzível em qualquer circunstância, isoladamente, sem nenhum valor agregado, e com custo próximo de zero.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (179.5 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com