Estudo de Caso
Por: Facmais Inhumas • 29/11/2018 • Trabalho acadêmico • 2.546 Palavras (11 Páginas) • 137 Visualizações
CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE INHUMAS
FACULDADE DE INHUMAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
PROJETO PAIM 2018/2
TEMA: DESCASO SOCIAL
INHUMAS – GO
2018
CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE INHUMAS
FACULDADE DE INHUMAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 2º PERÍODO
DISCENTES:
BRENDA SILVA RODRIGUES
CÁSSIA CRISTINA FERREIRA VILELA
HIURY NASSER SILVA
ISABELA SILVA FERREIRA
JULIELLY MOREIRA CINTRA BARBOSA
RENNER BORGES PACHECO
THIAGO MORAIS ROSA LINO
Trabalho apresentado ao Projeto “PAIM” da Faculdade de Inhumas (FacMais) como requisito parcial para a obtenção de nota para N2.
PAIM 2018/2
INHUMAS – GO
2018
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
Ao se examinar o estudo de caso ”Descaso Social”, nota-se a falta de administração em três pontos diferentes. Logo no início podemos observar que a Escola Pingo de Ouro não possui qualquer tipo de preparo para lidar com seus alunos especiais, tanto em relação a preparo profissional quanto à infraestrutura. Ou seja, não é adaptada a seus alunos, além de existir objetos que podem colocar as crianças em risco.
Similarmente, há a falta de profissionalismo da parte dos professores, estes, não possuem treinamento adequado e não se interessa em incluir os alunos especiais nas atividades escolares.
O segundo caso em que há falta de administração é a reforma do Hospital Municipal, o qual não atende às normas de Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros. Nesta construção existem várias irregularidades, entre as quais podemos citar está à falta do uso de equipamentos de segurança.
E em último, o caso de Laura e Gertrudes, que eram sócias em uma farmácia e faziam “trabalho sujo”. As duas tinham uma parceria com uma enfermeira chefe de um hospital, na qual gerava comissões para os médicos que indicavam a farmácia de Laura e sua sócia para seus pacientes, vendiam medicamentos controlados ilegalmente, criavam receitas falsas, além de guardar medicamentos vencidos que acabavam sendo queimados em tonéis.
Podemos observar, então, a falta de um bom profissional da administração nos três casos apresentados, pois, um administrador iria notar e corrigir as falhas das instituições. Ele poderia trabalhar usando os seguintes pontos:
Definir Os Objetivos: Juntamente com os demais profissionais ele identificará os principais objetivos de cada caso e, vai ajudá-los a alcançar.
Criação De Oportunidade: Aqui é envolvido o treinamento dos professores, engenheiros e farmacêuticos, para assim cada um se desenvolver melhor em sua área de trabalho. Ao invés de, simplesmente, desliga-los de suas funções, eles serão treinados e aperfeiçoarão seu desempenho.
Administração Estratégica: aqui o administrador terá que trabalhar a missão, visão metas, objetivos e valores de cada instituição. Feito isso, o administrador em conjunto com os profissionais irão identificar o objetivo correto de cada um, estes serão treinados e desenvolvidos e, passarão a ter uma visão holística além de ter contato com a administração virtual, podendo expor suas instituições e receber mais ajuda e mais clientes ao invés de fazer um trabalho insatisfatório e de mau caráter.
Benchmarking: o administrador Também irá estudar seus concorrentes para identificar os pontos que devem ser melhorados. O Benchmarking é o conhecimento de técnicas aplicadas nas empresas concorrentes, e é válido lembrar, que não é uma cópia mas sim um conhecimento para poder aprimorar sua empresa.
Learning Organizations: Este também será um dos modelos que o administrador irá aplicar na escola Pingo de Ouro, na Skema Engenharia e na farmácia de Laura e Gertrudes, Para poderem se renovar e Inovar continuamente, irão sempre aprender coisas novas para aplicar em suas instituições.
Em virtude dos fatos mencionados, é possível observar com clareza três instituições diferentes e três problemas semelhantes: Uma má administração. São três ideias indispensáveis, que quando bem administradas fazem grande diferença na sociedade. É notável a falta de escolas que cuidam de alunos especiais, a falta de competência e segurança em construções, e falta de profissionalismo em farmácias que na maioria dos lugares não conhecem o próprio remédio que vendem. Desta forma, se as instituições fossem bem administradas, elas fariam diferença no mercado.
Chiavenato (2007, p.4) “A Administração é o processo de alcançar os objetivos pelo trabalho com e por intermédio de pessoas e outros recursos organizacionais’
CONTABILIDADE APLICADA
Entre as várias fontes existentes nas empresas, destaca-se a Contabilidade que, enquanto ciência responsável por todo o processo de mensuração, registro e comunicação dos fatos que envolvem a atividade empresarial (CARVALHO e NAKAGAWA, 2004), tem como principal função suprir de informação relevante os gestores, a fim de capacitá-los a alcançar os objetivos da organização com o uso eficiente de seus recursos (BEUREN, 2000). A Contabilidade possibilita à empresa coletar, processar e relatar informação para uma variedade de decisões operacionais e administrativas.
Nesse âmbito, podemos notar durante a leitura do estudo de caso podemos notar que a Escola Municipal Pingo De Ouro atende alunos do primeiro (1º) ao quinto (5º) ano do ensino fundamental na cidade de Zoonópolis. Porém, esta obtém uma condição financeira precária porque não tem um profissional adequado que possa fazer a verificação dos fatos contábeis dos seus bens e serviços adquirindo dentre o patrimônio a necessidade de uma verificação dos fatos contábeis usando o livro razão e o livro diário para apuração do resultado do exercício assim definindo os pontos mais escassos e as exorbitâncias ocorridas nesse exercício.
...