Estudo de Caso
Por: Isabela Araujo • 11/4/2019 • Trabalho acadêmico • 380 Palavras (2 Páginas) • 129 Visualizações
WORD:
Um caso a ser citado é a empresa portuguesa YDreams, que fornece soluções tecnológicas para quatro mercados principais, através de quatro divisões diferentes: publicidade, entretenimento, educação e cultura e ambiente desde 2000. Essa empresa é considerada de média dimensão por possuir cerca de 60 trabalhadores e atua em diversos países.
O estudo de acaso se baseia principalmente em uma entrevista a três colaboradores da YDreams, de onde foram retirada a maioria das informações. Segundo esses colaboradores, a empresa possui uma cultura informal, onde a hierarquia não fica evidenciada no dia a dia e trabalham de uma forma mais horizontal e receptiva tanto para dúvidas como para novas ideias. Para que esse estilo organizacional funcione, a empresa sabe o que procura em seus colaboradores desde o recrutamento, pois necessitam de pessoas que se adaptam facilmente e estejam compromissadas com a informalidade no local de trabalho, que acabam sendo mais proativos do que reativos, evoluindo para o desenvolvimento da criatividade.
Além disso, a empresa é adepta de meios que informam os seus colaboradores dos resultados obtidos, de sucessos e inssucessos, deixando bem claro os valores e objetivos a serem seguidos no ambiente de trabalho. Por prezarem pela forma de hierarquia horizontal, o que difere os colaboradores é o poder de tomada de decisão, onde todos devem trabalhar em equipe, considerando sempre o coletivo e com confiança em toda o grupo. Para que isso funcione, a adaptação dos colaboradores não tem que acontecer somente no seu ingresso na empresa e sim, em toda sua permanência, pois essa cultura organizacional propõe para a empresa uma grande flexibilidade, onde a empresa e seus colaboradores têm que se moldarem conforme o atual momento necessitar, abrindo espaço para a criatividade e surgimento de novas ideias que podem acontecer até por meio de brainstorming.
REFERÊNCIAS
FRANCO, Mário José Batista; FERREIRA, Tânia Sofia da Costa. Um estudo de caso sobre as organizações que aprendem. Disponível em: <http://www.scielo.mec.pt/pdf/cog/v13n2/v13n2a03.pdf>. Acesso em 1 de junho de 2017.
RICHE, Georges Ayoub; ALTO, Ricardo Monte. As organizações que aprendem, segundo Peter Senge: "A Quinta Disciplina". Disponível em: <http://www.mettodo.com.br/pdf/Organizacoes%20de%20Aprendizagem.pdf>. Acesso em 1 de junho de 2017.
...