Estudo de Caso
Por: Pam2312pam • 26/5/2019 • Trabalho acadêmico • 568 Palavras (3 Páginas) • 120 Visualizações
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Prof. Dr. Daniel Lanna Peixoto
Nome: Pâmela Ferreira Dos Santos
a) Após assistir ao filme, individualmente, selecione, capture, descreva e analise pelo menos duas cenas que possam ser relacionadas aos impactos do taylorismo e do fordismo na sociedade industrial, na perspectiva dos trabalhadores.
Cena 1 Cena 2
Cena 1- A imagem ao lado representa a percepção sobre as linhas de montagem presente no método taylorista e fordista. Ilustra uma forma de produção seriada, onde as funções eram específicas e repetitivas e de forma sequencial, mostra a extrema divisão do trabalho que levava a um nível de especialização do trabalhador. Além disso a imagem também representa a questão da alienação do operário, sem uma visão do objetivo do seu trabalho, que de tão fragmentado, perdia-se a noção de sua finalidade.
Cena 2- Nesta cena onde o personagem vai ao sanitário para fumar um cigarro e dar uma relaxada e então o presidente da empresa aparece é retratada a questão do controle de tempo e o controle dos funcionários. Os operários eram vigiados rigidamente para que não ocorresse a vadiagem no trabalho e que houvesse a exploração ao máximo do trabalhador na linha de produção, representando a ideia da maximização da produtividade. O controle do tempo era fundamental para o aumento da produtividade e redução de custos.
b) Faça o mesmo que na questão a), contudo, na perspectiva do capitalista (patrão).
Cena 1- Sobre a visão do capitalista (patrão) o trabalho sobre a linha de produção de montagem era fundamental para o aumento da produtividade e redução de custos. Além da criação de maiores margens de lucro, isso também gerava produtos que eram mais acessíveis, com alta qualidade e mais fáceis de reparar. A questão da alienação na visão do capitalista não era tão importante, pois para ele não fazia diferença se o funcionário sabia a finalidade do seu trabalho ou até mesmo a origem do que ele estava fazendo, sua principal importância era se o funcionário estava exercendo sua função de forma linear e eficiente.
Cena 2- Na visão do capitalista (patrão) era realmente necessário ter um controle de tempo e um devido controle sob os funcionários para evitar a vadiagem no trabalho. Pois esse controle de tempo era uma das principais questões fundamentais para o aumento da produtividade e redução de custos. Era preciso produzir em grande escala para atender a crescente demanda de mercado e se não houvesse monitoramento o processo poderia ser mais lento, então era necessário que o trabalhador se dedicasse ao máximo de tempo no trabalho para atingir essa grande demanda.
...