TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso

Por:   •  26/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 3

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

Prof. Dr. Daniel Lanna Peixoto

Nome: Pâmela Ferreira Dos Santos

a) Após assistir ao filme, individualmente, selecione, capture, descreva e analise pelo menos duas cenas que possam ser relacionadas aos impactos do taylorismo e do fordismo na sociedade industrial, na perspectiva dos trabalhadores.

Cena 1 Cena 2

Cena 1- A imagem ao lado representa a percepção sobre as linhas de montagem presente no método taylorista e fordista. Ilustra uma forma de produção seriada, onde as funções eram específicas e repetitivas e de forma sequencial, mostra a extrema divisão do trabalho que levava a um nível de especialização do trabalhador. Além disso a imagem também representa a questão da alienação do operário, sem uma visão do objetivo do seu trabalho, que de tão fragmentado, perdia-se a noção de sua finalidade.

Cena 2- Nesta cena onde o personagem vai ao sanitário para fumar um cigarro e dar uma relaxada e então o presidente da empresa aparece é retratada a questão do controle de tempo e o controle dos funcionários. Os operários eram vigiados rigidamente para que não ocorresse a vadiagem no trabalho e que houvesse a exploração ao máximo do trabalhador na linha de produção, representando a ideia da maximização da produtividade. O controle do tempo era fundamental para o aumento da produtividade e redução de custos.

b) Faça o mesmo que na questão a), contudo, na perspectiva do capitalista (patrão).

Cena 1- Sobre a visão do capitalista (patrão) o trabalho sobre a linha de produção de montagem era fundamental para o aumento da produtividade e redução de custos. Além da criação de maiores margens de lucro, isso também gerava produtos que eram mais acessíveis, com alta qualidade e mais fáceis de reparar. A questão da alienação na visão do capitalista não era tão importante, pois para ele não fazia diferença se o funcionário sabia a finalidade do seu trabalho ou até mesmo a origem do que ele estava fazendo, sua principal importância era se o funcionário estava exercendo sua função de forma linear e eficiente.

Cena 2- Na visão do capitalista (patrão) era realmente necessário ter um controle de tempo e um devido controle sob os funcionários para evitar a vadiagem no trabalho. Pois esse controle de tempo era uma das principais questões fundamentais para o aumento da produtividade e redução de custos. Era preciso produzir em grande escala para atender a crescente demanda de mercado e se não houvesse monitoramento o processo poderia ser mais lento, então era necessário que o trabalhador se dedicasse ao máximo de tempo no trabalho para atingir essa grande demanda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (28.9 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com