Estudo de Caso
Por: Tiago Leão • 6/5/2015 • Projeto de pesquisa • 954 Palavras (4 Páginas) • 147 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 PRIMEIRO DESAFIO: MICROECONOMIA E MACROECONOMIA
3 SEGUNDO DESAFIO: MÉTODOS QUANTITATIVOS
3.1 1º MOMENTO
4 TERCEIRO DESAFIO: ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE
REFERENCIA
- INTRODUÇÃO
- PRIMEIRO DESAFIO: MICROECONOMIA E MACROECONOMIA
Para o desenvolvimento deste desafio, foi realizado um estudo de caso onde conversamos com os responsáveis da empresa DISPAN, empresa do ramo Atacadista e Varejista, que comercializa diversos produtos alimentícios, grãos, cereais, conservas, farinhas, biscoitos, doces, além da venda de embalagens.
O perfil de clientes da empresa, a maioria são pessoas físicas, onde a faixa etária varia desde a um salário mínimo a 10 salários, predominando o sexo feminino, com estado civil casado, com filhos, com freqüência aproximada de 16 dias, gastando em média 40 minutos para as compras, com gasto médio de 600 reais, onde utilizam como principal forma de pagamento, à vista, com cartão de credito e com cheque.
A preferência de produtos pelos nossos clientes, são pelos mais variados produtos de nosso seguimento, dando destaque para cereais, grãos, doces, chocolates em pós, massa para bolos. Geralmente quando ocorre aumento de preço, a maioria dos clientes ainda permanecem na compra do mesmo produto, mas a empresa trabalha na ideia de ter sempre para cada produtos, não uma só marca, e sim pelo menos duas, para que caso falte em estoque, o cliente encontre pelo menos de uma outra marca.
Como em toda gestão, a decisão para aumento de preços, é feito de acordo ao mercado, como estão os preços de compra, a decisão é feita através da analise dos custos, desde a entrada, até a sua saída, analisa custos de entrega, tributação, e lucro final. Ao aumentar um produto analisamos também a sua saída, produtos que mais giram, serão os produtos em que o aumento é analisado com mais cautela, para não causar um desgosto dos clientes ao procurar o mesmo.
A inflação interfere não só nos preços, mas sim em tudo o que se trata de mercado, pois a mesma atinge toda a economia.
O principal meio de pagamento dos nossos fornecedores é através de boleto bancário, com prazos que vão de 15 a 120 dias. A empresa trabalha com a cotação de produtos, onde em duas datas mês, reúne com os representantes dos fornecedores, onde os mesmos estarão explanando seus preços e condições, isso acontece pois além da empresa buscar o melhor para ela, em se tratando de custo, mantem um laço entre fornecedor x empresa.
Não só da empresa estudada, mas sim de todos os mercados da cidade, os principais concorrentes são: Atacadão e o Atacadão Rondelli, empresas que por serem atacadistas e seu volume de compra ser bem maior, consegue ganhar o cliente se tratando de preço.
...