Estudo de Caso Balaroti
Por: Isabela2805 • 22/6/2017 • Trabalho acadêmico • 1.833 Palavras (8 Páginas) • 284 Visualizações
Isabela Pilarski Vitorino
Leandro Seneiko
Luis Brasileiro
Tatiane Pedroso
Vinicius Koch
Estudo de Caso : Balaroti
PONTA GROSSA
2017
Isabela Pilarski Vitorino
Leandro Seneiko
Luis Brasileiro
Tatiane Pedroso
Vinicius Koch
Estudo de Caso : Balaroti
Este trabalho tem o objetivo de obtenção da nota parcial do 2º bimestre da disciplina de Gestão de Relacionamentos e Serviçio ao Cleiente do 1º Semestre do curso de Tecnologia em Logística da Intituição Sant’Ana.
Profª I. Márcia Rodrigues
PONTA GROSSA
2017
1.Introdução
1.1 História da Empresa
A Rede Balaroti iniciou suas atividades em 1966, com a chegada dos senhores Helio Balarotti, Eduardo Balarotti e Rosenval Zaccar ao município de Santa Tereza próximo a cidade de Cascavel no Paraná. Foi fundada uma pequena indústria madeireira, que tinha como atividade principal a industrialização e comercialização de madeiras brutas e beneficiadas, vendendo sua produção para São Paulo e Rio de Janeiro. Sentindo a necessidade de crescer e conquistar novos mercados, a empresa abriu em 18 de julho de 1975 um pequeno e modesto deposito de madeiras em Curitiba. O Balaroti iniciou seus serviços na vila Hauer, comercializando materiais para construção. Em 1976 abriu sua primeira filial em Pinhais.
Com o passar dos anos a empresa especializou-se e focou suas atividades em materiais de construção, trabalhando atualmente com aproximadamente 52 mil itens de construção. Todas as lojas seguem o mesmo padrão de comunicação visual e profissionais treinados.
Os produtos comercializados dentro da rede materiais de acabamento como , banheiras tintas , louças sanitarias , portas , e revestimentos. Também com material de contrução pesada como cimento, pedra , tijolos, argamassa , etc.
A rede nos apresenta sua missão e vissão com o objetivo de sempre se preucupar com as nescessidades dos clientes , sem deixar de estar competindo com qualidade dentro do mercado .
MISSÃO
Oferecer aos clientes as melhores soluções para o lar ,tornando real o sonho de sua casa.
VISÃO
Ser reconhecida pelos clientes,colaboradores,parceiros e toda a comunidade como a melhor empresa em soluções para o lar , liderando,os mercados nos quais está presente.
2. Cadeia de Suprimentos
Os membros da cadeia de suprimentos são compostos por quatro fornecedores,são eles as empresas AzkoNobel, Quartzolit, BASF e Incepa, estes responsáveis pelo fornecimento da matéria-prima e produto para a empresa foco, o Balaroti, faz a intermediação entre os clientes secundários e o cliente final
3. Processos Chave ligados a cadeia de suprimentos e aos clientes
Os processos chaves da rede Balaroti são aplicaveís em todos os processos da cadeia com a valorização do cliente , vejamos os processos um a um aplicado no estudo:
3.1 Gestão de Relacionamento com os clientes
O Balaroti chama um “cliente oculto” para avaliar os vendedores, depois esse cliente dará uma nota para o vendedor que lhe atendeu. Além disso, existe o “fale conosco”, onde o cliente pode enviar quaisquer mensagens para tirar suas dúvidas. E esse processo está totalmente ligado com o cliente, pois atender os desejos dos clientes é a base do processo.
3.2 Gestão de Relacionamento com Fornecedores
O Balaroti depende totalmente dos fornecedores para que possa atender os seus clientes, com isso exige desses, comprometimento, qualidade e parceria. Esse processo está ligado a disponibilidade de produtos aos clientes, sem os produtos não há venda.
3.3 Gestão de Serviço ao Cliente
Assistência Técnica, o Balaroti através da solicitação do cliente envia um assistente técnico para averiguar quaisquer transtornos que ocorram com seus produtos, sem custo algum. Esse processo está ligado a satisfação dos clientes, uma prioridade neste processo.
3.3 Gestão da Demanda
O Balaroti trabalha com a demanda puxada pelo mercado, ou seja, conforme as decisões do cliente. Esse processo está ligado as decisões dos consumidores.
3.4 Atendimento a Pedidos
Atividades que fazem parte do ciclo de pedido do Balaroti são:
- Entrada do pedido = onde o cliente efetua o pedido e protocolo.
- Liberação = verificação dos dados cadastrais e cadastro do cartão Balaroti.
- Disponibilidade = verificação do estoque.
- Programação de transporte = é estipulado uma data para entrega do produto.
- Expedição = carregamento, emissão dos documentos necessários.
Esse processo está relacionado em monitorar o ciclo do pedido.
3.4 Gestão da Produção e Desenvolvimento do Produto
O Balaroti em parceria com a CASACOR, uma das empresas do Grupo Abril, que é reconhecida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. Anualmente, o evento reúne renomados arquitetos, designers de interiores e paisagistas em 20 praças nacionais (Alagoas, Bahia, Brasília, Campinas, Ceará, Espírito Santo, Franca, Goiás, Interior SP, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraíba, Rio Grande do Sul e Santa Catarina) e mais 6 internacionais (Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Miami), lança as tendências do mercado e o Balaroti compra essas tendências disponibilizar aos seus clientes. Esse processo visa atender completamente as especificações e necessidades desejadas pelos clientes.
3.5 Gestão de Devoluções ou Retornos
O Balaroti oferece aos seus clientes o serviço de Troca ou Devolução seguindo as regras abaixo:
- A troca por desistência ou arrependimento deve ser efetuada dentro do prazo de 07 (sete) dias contados do recebimento do produto, com a apresentação da respectiva Nota Fiscal;
- Não será efetuada troca ou devolução de produtos sob encomenda;
- Não será efetuada troca ou devolução que apresente vício por mau uso;
- Somente serão efetuadas trocas ou devoluções de produtos que contenham todos os acessórios, peças e embalagem original.
...