Estudo de Caso - Dudalina
Por: Mirellaluiza • 8/10/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 1.065 Palavras (5 Páginas) • 5.958 Visualizações
Pós-graduação
Especialização em MBA
Planejamento e Gestão Organizacional
Atividade em Equipe: Estudo de caso: Dudalina.
Recife, Setembro/2018
Questões:
Como as forças competitivas afetam a lucratividade do setor de varejo de vestuário, onde opera a Dudalina?
As forças competitivas elencadas abaixo afetam a lucratividade da seguinte forma:
1. Ameaça de Substitutos:
Por conta da situação econômica do país, a maioria da população que procura consumir produtos do setor varejista, busca comprar produtos mais em conta, tornando o cenário mais desafiador para quem adota a estratégia de diferenciação, ou mesmo, enfrenta o mercado de venda de réplicas com preços mais acessíveis.
2. Concorrência:
Dentro do âmbito do setor de varejo e vestuário, a igualdade de produtos tem como consequência a escolha do menor preço pelo consumidor final. Desta forma, as empresas precisam criar mecanismos para consolidar seu produto e posicionar a marca para ter agregado o poder de escolha do cliente pelo seu produto.
3. Barreira de entrada - Diferenciação
A diferenciação do produto é ponto fundamental para que o setor varejista possa enfrentar a concorrência. As empresas que chegam ao mercado, acabam por perder poder de venda, já que se deparam com as marcas já consolidadas. O processo diferenciação, não só do produto, mas também de todo o setor, envolvendo a qualidade o produto, o marketing, e a distribuição nos pontos de venda, sendo fatores determinantes para superar a barreira de entrada.
4. Fornecedores:
No setor varejista, é preciso um planejamento estratégico para que as empresas não fiquem dependentes de um grupo de fornecedores dominante no mercado, afetando a diferenciação e os custos dos seus produtos. Dentro deste mercado, não ter uma rede de fornecedores, acarreta prejuízos.
5. Poder de barganha dos compradores: Como esta força competitiva tem a ver com o poder de decisão dos compradores sobre os atributos do produto, principalmente quanto ao preço e qualidade, o poder de barganha fica mais latente quando a estratégia optada pelo varejista é a venda pelo menor preço, pois há uma equidade na qualidade do produto.
Como o posicionamento de diferenciação da Dudalina lhe permite lidar com as forças competitivas?
Nos últimos anos a Dudalina colocou em prática ações estratégicas para posicionar suas marcas no mercado de vestuário no Brasil, enfrentando as forças competitivas da seguinte forma:
1. Ameaça de Substitutos:
A Dudalina, no segmento premium tem como principais concorrentes as lojas monomarcas de shoppings, o que restringe a ameaça de substituição dos seus produtos.
2. Concorrência:
O maior investimento da Dudalina para enfrentar a concorrência foi sedimentar sua marca como única a produzir camisas especializadas para mulheres, criando uma solução de vestimenta padronizada e adequada para mulheres que só tinha no universo masculino.
3. Barreira de entrada - Diferenciação
Como seu maior investimento foi a produção de camisas para mulheres, o próprio produto enfrentou as barreiras de entrada com sucesso, se diferenciando de tudo o que o mercado têxtil tinha.
4. Fornecedores:
O diferencial da Dudalina em termos de fornecedores foi investir na própria produção de suas roupas, conseguindo manter a qualidade do produto como também, não ficar reféns de fornecedores.
5. Poder de barganha dos compradores: Como a Dudalina vende roupas especializadas, o poder de barganha dos compradores não impede a lucratividade da empresa, já que os consumidores não encontram concorrentes, e com isto, não barganham o que não existe em abundancia no mercado. Se precisam, compram.
Como os recursos e capacidades da Dudalina contribuem para o alcance de vantagem competitiva? Avalie os recursos e capacidades identificados.
Primeiramente o design das roupas tornam a Dudalina uma empresa diferenciada dentro do setor têxtil, sendo para a empresa “um desafio permanente, pois é preciso inovar, mas procurando fazer diferente
...