Estudo de Caso Enfoque Sistêmico
Por: brnxs • 9/8/2018 • Trabalho acadêmico • 397 Palavras (2 Páginas) • 178 Visualizações
1-A insegurança publica está relacionada não a uma única causa, mas sim por uma serie de razões, é nesse sentido que o enfoque sistêmico é observado. O conjunto de causas como as políticas públicas, pouco investimento educacional, corrupção no meio político e governamental, e a falta de organização dos órgãos de segurança publica do país, acabam formando uma composta rede de causas políticas e econômicas responsáveis por boa parte da violência na sociedade brasileira.
2-A violência da policia em relação a população é reflexo dos salários baixos, falta de investimento na formação profissional e psicológica dos policiais, desvalorização de cargos, submissão excessiva imposta pelos superiores, infraestrutura ruim péssimas condições de trabalho a que ficam sujeitos os profissionais que atuam conta violência na rua, fatores que juntos acabam desestimulando os oficias que acabam combatendo violência com mais violência.
3-A presença de duas corporações para prezar pela segurança acaba dando lugar à disputas de poder, deixando de lado a colaboração que deve existir pra manter a sociedade segura. A divisão das corporações trás também diferentes métodos de trabalho, remuneração, plano de carreira que e certa forma são vistos como “injustos” pelos policiais, contribuindo para concorrência entre as corporações. O gasto acaba sendo maior também, refletindo em má gestão e direcionamento do dinheiro publico. A partir dos pontos levantados, não encontramos vantagens a serem apontadas.
4-Existe vantagem sim, apesar de apresentar muitas falhas, a corporação militar consegue evitar um caos ainda maior e manter de certa forma a ordem. Outra vantagem é que uma instituição militar normalmente passa uma imagem de rigor, de cumprimento da lei. Podemos levantar como desvantagem o fato de o trabalho da policia não ser de fato efetivo, com rondas e patrulhas pelas cidades.
5-Acreditamos que seria possível municipalizar a segurança publica, desde que fosse possível integrar todos os sistemas de alguma forma. Apesar dessa constatação concordamos com o fato de que o brasileiro não está preparado, pois a corrupção ainda e alta entre a população e que grande parte é pouco instruída e facilmente se deixa influenciar na hora da escolha de um chefe de segurança.
6-É viável um único sistema desde que o mesmo tivesse ordem e prezasse realmente pelo bem e proteção da sociedade. Acreditamos que uma revisão do atual sistema de segurança publica solucionaria boa parte da violência que enfrentamos. Mais de um sistema acabaria ocasionando ainda mais tumulto e disputas de poder.
...