Estudo de Caso Erê Lab
Por: Igor Milano • 27/3/2020 • Trabalho acadêmico • 891 Palavras (4 Páginas) • 256 Visualizações
ESTUDO DE CASO – ERÊ LAB
- Descreva as necessidades atendidas pelos produtos da “Erê Lab” dentro da Pirâmide de Maslow e justifique cada uma dela.[pic 1]
Realização Pessoal: Ter um filho que cresceu com boa formação, como um cidadão mais responsável e consciente.
Estima: Mostrar que você leva seu filho em um parquinho que promove a conscientização sustentável, a cultura brasileira.
Social: seu filho brincando com outras crianças e fazendo novas amizades além de socializar com outros pais que pertencem ao mesmo grupo.
Segurança: brinquedos seguros e que permitem que as crianças brinquem livremente.
Fisiologia: movimentação, socialização
- Como a empresa “Erê Lab” agrega valor aos seus produtos? Pensar em valor de produto, serviço, imagem e pessoal.
Valor de Produto: brinquedos com materiais de origem conhecida e sustentável (madeira registrada, pneus reciclados etc)
Valor de Serviço: Foco em clientes que compartilham da visão da empresa, tendo um atendimento mais personalizado.
Valor de Imagem: Imagem da empresa com foco social aliado ao atendimento do setor privado com diversas premiações, inclusive da ONU.
Valor de Pessoal: Todos da empresa são essenciais ao negócio, uma vez que a gestão é horizontal e cada um tem suas responsabilidades com os projetos.
- Descreva quais são as variáveis do Macroambiente e identifique quais impactam positivamente (ou negativamente) o negócio da “Erê Lab”? Lembrando que essas variáveis podem ou não estar no texto/
Ambiente Natural: impactam negativamente. Alguns exemplos são chuvas (e constante exposição às intempéries) podem danificar os brinquedos e a própria pandemia de Covid-19, onde não se fazem mais eventos para que tenha uma venda do “Erê Lab em Ação” e além disso a demanda por produtos que promovam a interação de pessoas possa diminuir no futuro (fazendo um paralelo com a análise da demanda da aviação que teve uma boa queda após os acontecimentos de 11 de setembro).
Ambiente Demográfico: impacto positivo, apesar das famílias terem menos filhos existe um crescimento da população nas cidades, aumentando a demanda por esses tipos de espaço.
Ambiente Tecnológico: impacto negativo, com o aumento das tecnologias, cada vez menos as pessoas levam seus filhos para brincar fora de casa.
Ambiente Político-Legal: impacto negativo, pois ainda não existem políticas públicas que tratem da implementação de espaços lúdicos por organizações privadas em espaços públicos.
Ambiente Econômico: impacto negativo, pois com a concentração de renda muitos bairros periféricos acabam sendo esquecidos pelas políticas públicas, além da priorização de gastos no combate à Covid-19 deixam como secundários projetos como o Erê Lab.
Ambiente Sociocultural: impacto negativo, cada vez mais as pessoas estão adquirindo hábitos sedentários, o que acaba refletindo nos filhos delas que passam a maior parte do tempo dentro de casa.
- Descreva quais são as variáveis do Microambiente e identifique quais impactam positivamente (ou negativamente) o negócio da “Erê Lab”? Lembrando que essas variáveis podem ou não estar no texto.
Fornecedores: impacto positivo, uma vez que utilizam em sua maioria materiais de origem reciclada, dessa forma podem ter diversos fornecedores e com um material de custo agregado mais baixo.
Distribuidores: não há menção no texto se existem distribuidores, mas caso existam o impacto pode ser negativo, caso não tomem cuidado no transporte dos brinquedos, uma vez que poderiam chegar danificados aos clientes.
...