Estudo de Caso: IKEA
Por: k4rl4 • 13/8/2016 • Trabalho acadêmico • 528 Palavras (3 Páginas) • 4.903 Visualizações
[pic 1]
Estudo de Caso: IKEA
Ticiane, Pedro, Fabricio, Robson e Phelipe.
Introdução
A Ikea é uma loja de varejo de móveis que desenvolveu sua própria maneira de vender seus móveis. Fundada nos anos 50 na Suécia, todas as lojas seguem o mesmo modelo de design e filosofia da primeira loja. A origem da ideia veio do criador que vendia móveis por catálogo e percebeu que os clientes gostariam de um showroom para escolher seus móveis.
Assim, nasceu a abordagem “anti-serviço”, onde o cliente retira o produto direto do showroom que está disposto de maneira limpa por seções (Sofás com sofás, cadeiras com cadeiras) enquanto em outras partes há ambientes montados que permitem o cliente também ter uma noção do móvel no cômodo.
As lojas são padronizadas da seguinte maneira: facilidade de localização, estacionamento, movimentação em seu interior e simplicidade para fazer o pedido e retirar os bens adquiridos.
[pic 2]
Como o projeto de produção da Ikea difere da maior parte das operações de varejo de móveis?
A principal diferenciação do projeto é a simplificação das operações, diferente das outras empresas do varejo que se você deseja comprar um móvel será necessário ir à loja, receber um atendimento, ficar muito tempo na fila para então solicitar no estoque para posterior entrega e montagem técnica. Na IKEA o consumidor compra, leva o produto encaixotado de maneira fácil e monta sem grandes contratempos, a simplificação em todos os processos.
Quais você considera serem os maiores problemas em administrar operações como a Ikea?
O maior problema enfrentado pela empresa se refere a organização para administrar estas operações, o sistema deve ser funcional e correto, pois os produtos têm que estar exatamente onde a etiqueta indica. Como o produto é retirado pelo cliente, a falta de organização é o maior problema de administração destas operações.
O que você identifica como a função produção dentro da Ikea? Como ela difere da função de vendas?
Considerando a função produção como a reunião de recursos necessários para alcançar um bem ou um serviço, as funções de produção da Ikea buscam manter tudo pronto para a venda acontecer, seja de bem ou serviço como a limpeza da loja, televendas, planejamento, logística ou (bens como móveis, kits de instalação). Já a função de vendas são as abordagens do consumidor (auto-venda), responsável pela transferência do bem ou serviço da loja para o cliente.
[pic 3]
PROCESSO DE CRIAÇÃO E DESIGN
[pic 4]
PROCESSO DE FABRICAÇÃO DA CADEIRA
[pic 5]
PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO DE LAYOUT DA LOJA
[pic 6]
TIPOLOGIAS:
- VARIEDADE: A Ikea possui como lema “Variedade de produtos – nossa identidade”, a grande variedade da empresa se conjuga com a qualidade e preço baixo.
- VOLUME: Sendo inversamente proporcional a variedade, quando consideramos o setor é baixo o volume. Por exemplo, são 50 possibilidades de sofá, mas não grande volume, a apenas alguns modelos do mesmo sofá no estoque.
- VARIAÇÃO DA DEMANDA: A variação de demanda sofre pouco pelo tamanho da empresa e multiplicidade de consumidores, havendo somente aumento principalmente perto de datas comemorativas, principalmente feriados familiares.
- VISIBILIDADE: Mesmo possuindo alta variedade, possui um baixo grau de visibilidade, pelo engessamento de suas operações e não personificação. Você pode escolher em uma grande gama de variedades, porém não pode personalizar/interferir no projeto em si.
[pic 7]
...