Estudo de Caso João e Maria
Por: Richardson Lourenço • 23/11/2018 • Trabalho acadêmico • 1.277 Palavras (6 Páginas) • 732 Visualizações
Exercício de fixação caso João e Maria
1- Quem irá presidir a empresa ? Maria acompanha seu pai desde bem jovem e por resta razão conhece bem a empresa. João acabar de concluir o curso superior em administração e almejar por em prática tudo que aprendeu.
Concordamos que a Maria, irá presidir a empresa pela razão de conhecer bem suas práticas. Porém vamos criar
Um organograma organizacional onde cada um saberá sua determinada função obedecendo segundo a pirâmide hierárquica pois segundo Chiavenato cap 4 p 83 o 4 princípio é a Unidade de Comando: cada empregado deve receber ordens de apenas um superior. É o princípio da autoridade única.
Outro ponto que vamos define para que todos os empregados possam saber quem presidir a empresa é a centralização que é o oitavo princípio sengundo Chiavenato CAP 4 P 83 Centralização: refere-se a concentração da autoridade no topo da hierarquia da
organização.
2- No escritório os funcionários começam a criar barreiras , pôs como e características de uma empresa familiar, acreditam que apenas o dono mandar na empresa. Esta cena acontece todos os dias e em todos os setores da empresa , com exceção fa recepção , onde a Lurdinha que se dá bem com todo mundo aceitou a mudança numa boa.
Com o organograma organizacional formado e definidos os padrões das rotinas diárias da empresa tendo em foco a disciplina na execução das tarefas que é o terceiro princípio pois segundo Chiavenato Cap 4 P 83 Disciplina: depende da obediência, aplicação, energia, comportamento e respeito aos acordos estabelecidos.
Cientes que todos devem seguir a cadeia escalar da empresa mesmo sendo familiar para dando ênfase ao princípio da unidade de comando o 9 princípio segundo Chiavenato Cap 4 P 83 a Cadeia Escalar: é a linha de autoridade que vai do escalão mais alto ao mais baixo. É o princípio de comando.
3- Na linha de produção os problemas são ainda maiores, pôs ambos os filhos não estão acostumados a lidar com a mão de obra dos operários , isso é evidenciado quando se designa alguma tarefa e a mesma não é cumprida.
Vamos fazer uma divisão do trabalho para que ocorra uma especialização das tarefas e das pessoas assim tendo um especialista em cada função. pois segundo Chiavenato Cap 4 p 83 o 1 princípio é a Divisão do trabalho: consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência.
Assim vamos promove um chefe de setor ou seja um supervisor para dar retornos a sua hierarquias imediata segundo Chiavenato Cap 4 P 83 o 5 princípio é a Unidade de Direção: uma cabeça é um plano para cada grupo de atividades que tenham o
mesmo objetivo.
4- Um outro problema é o fato de os 2 irmãos não se darem bem, onde um criar dificuldades para o trabalho do outro deixando transparecer a desorganização na empresa.
Neste momento a empresa já tem objetivos definidos para sua permanência no mercado assim todo interesse deve sê voltando para a manutenção da mesma assim segundo Chiavenato Cap 4 P 83 o 6 princípio Subordinação de Interesses Individuais aos Interesses Gerais: os interesses gerais devem sobrepor-se aos interesses particulares.
Outro ponto importante é de manter tudo em ordem na organização onde cada um deve saber sua função sem intervenção nas atividades do outro. Pois segundo Chiavenato Cap 4 p 83 o 10 princípio é a
Ordem: um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. É a ordem material e humana.
5- Para piora a situação o mercado passar por dificuldade
...