Estudo de Caso Laboratório
Por: Regina Pereira Souza Brazil • 2/6/2022 • Resenha • 797 Palavras (4 Páginas) • 100 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - PUC-SP | |
[pic 1] | FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, CONTÁBEIS E ATUARIAIS |
DISCIPLINA: ARQUITETURAS ORGANIZACIONAIS PROFESSOR: MILTON DOS SANTOS | |
Lucas Scarparo – RA00276076
Henrique Augusto - RA00275956
José Itamar – RA00276068
Rosana Claret – RA00276147
Atividade 06
Estudo de caso - Laboratório Labint
Para que possamos compreender o processo de departamentalização de uma empresa, vamos realizar um estudo de caso sobre um laboratório que realiza exames ginecológicos, chamado de Laboratório Integrado - LABINT.
Para desenvolvimento deste estudo de caso, inicialmente vamos procurar compreender as atividades básicas da empresa, descritas abaixo de modo sintético para ilustrar os seus aspectos fundamentais.
O LABINT é um laboratório especializado em exames ginecológicos e obstétricos, realizados nas modalidades de ultrassonografia, ultrassonografia de mama, colposcopia, citologia e densitometria, entre outros.
O atendimento dos clientes inicia-se com a ligação da paciente para agendamento dos exames. Neste momento, uma central de atendimento se encarrega de marcar as datas e horários dos exames a serem realizados e orientar a paciente sobre procedimentos técnicos necessários aos exames, como jejum, abstinência sexual, interrupção de medicação etc. e orientar também sobre exigências burocráticas referentes aos convênios médicos, para que estes realizem o reembolso do valor do exame sem problemas.
O passo seguinte ocorre na data marcada para o exame. A paciente chega ao laboratório, dirige-se à recepção e aguarda o atendimento por uma das recepcionistas através de uma senha por ordem de chegada. No atendimento, a recepcionista confere os dados dos exames solicitados, solicita informações adicionais à paciente, como endereço e documentação, e confere se a paciente trouxe todos os documentos exigidos pela empresa de seu convênio médico. A recepcionista, então, preenche os formulários necessários à realização do exame e ao convênio médico e solicita à paciente que aguarde o atendimento.
Um grupo de atendentes encarrega-se, então, de chamar as pacientes, acompanhá-las até as respectivas salas de exame e realizar os procedimentos preparatórios para a realização do exame, como troca de vestuário e acomodação no local específico da sala, entre outros.
Uma vez que a paciente esteja pronta, o médico encarregado do exame vai até a sala e realiza o exame propriamente dito. Durante a realização do exame, a atendente permanece na sala, anotando na ficha de exame as informações fornecidas pelo médico. Findo o exame, o médico retira-se da sala e complementa o laudo, enquanto a paciente compõe-se novamente para ir embora ou dirigir-se a outro local, para um novo exame, o que, diga-se de passagem, é extremamente comum.
Este procedimento de realização de exames possui, além do formato descrito acima, alguns outros formatos, como por exemplo:
🗹 Nos exames de mamografia, quem efetua a radiografia da paciente é um técnico, cabendo ao médico analisar posteriormente a radiografia e emitir o laudo;
🗹 Nos exames de citologia, é recolhido material da paciente e remetido ao laboratório, que fará os exames específicos e emitirá o laudo.
Após a conclusão de todos os exames, a paciente recebe uma ficha para retirar os resultados em data e hora especificadas. Como regra, os laudos sempre são fornecidos a posteriori, sendo a entrega imediata uma exceção para casos de urgências médicas.
...