Estudo de Caso Tam
Por: danielsantos171 • 18/5/2016 • Trabalho acadêmico • 973 Palavras (4 Páginas) • 2.402 Visualizações
Caso 01
- As premissas básicas da Administração científica se aplicam ao arsenal de Watertown?
R. Sim, pois ela ajudou a alcançar maior eficiência na fabricação das armas utilizando-se dos seus conceitos.
- Quais os fatores básicos que aumentam a produtividade do Arsenal?
R. Padronização das melhorias, incentivos por produção aos funcionários e melhoria no tempo de produção da indústria.
- Qual o ponto de vista que levou o General Crozier a ignorar as críticas?
R. Verificou-se que aumentou muito a produtividade e ao mesmo tempo, reduziu muito os custos de fabricação e ainda aumentou 25% o salários dos funcionários.
- Como a Administração científica foi importante para o exército americano?
R. Foi extremamente importante pois, no momento em que a demanda aumentou a fábrica estava preparada para atender o exército, e constatou-se que foi um sucesso a persistência e a visão em busca da eficiência.
Caso 02
- Que aconteceria se Taylor não obrigassem os homens a descansar? Você acha que eles se esgotariam e sua produtividade diminuiria, como Taylor previu?
R. Eles se esgotariam rapidamente devido a pressa de carregar bastante e assim ganharem mais, e se esgotando rapidamente, diminuiria a produtividade e talvez nem terminassem o carregamento completo.
- De forma geral qual a consequência do trabalho duro e ininterrupto?
R. O cansaço rápido do corpo resulta em um desperdício da energia muscular, tornando o processo ineficiente.
- O que Taylor comprovou com esta experiência?
R. Foi comprovado que os níveis mais altos da produtividade são resultado de uma eficiente utilização da energia.
- Você acha que trabalhar menos produz mais em qualquer situação? Você recomendaria isso a seus auxiliares?
R. Não acho que esse método seja aplicável a qualquer situação, pois este foi um método específico em que o motor de todo o processo era o corpo humano, e este tem os seus limites, tanto é que após uma pesquisa muito profunda sobre o assunto ele conseguiu testar os intervalos mais eficientes para maior produtividade. Eu recomendaria dependendo do processo, se este trouxesse mais qualidade e reduzisse o custo operacional, por que não?
- Você conhecesse outras situações em que as pessoas precisam descansar para poder realizar uma tarefa?
R. Sim, acho que toda tarefa necessita de um intervalo de descanso, seja para refletir, ter mais idéias ou até mesmo descansar o corpo, no caso de operários da área de construção civil, não aguentariam trabalhar 8 horas diárias ou mais sem um descanso.
- Em sua opinião, por que algumas pessoas trabalham demais: necessidade, excesso de trabalho, falta de método, compulsão, vontade de agradar o chefe, recompensa elevada ou outro motivo?
R. Eu acho que em 90% dos casos tem um pouco de cada situação listada acima, alguns precisam, outros procuram uma recompensa elevada, uma promoção, e até mesmo podem apenas estar trabalhando utilizando uma metodologia incorreta.
- Você acha que, de forma geral, as pessoas que trabalham com inteligência não precisam trabalhar muito para alcançar bons resultados?
R. As vezes trabalham até mais, pois precisam dar soluções, e podem pensar nisso o dia todo, o trabalho pode estar presente durante todo o dia dessa pessoa, e não somente em uma função manual em que se cumpre o horário e vai embora para casa com a cabeça vazia.
Caso 03
- Qual a relação entre o funcionamento do supermercado e o sistema Toyota de produção?
R. Através do sistema do supermercado ele observou que é a loja onde se compra de acordo com a necessidade, e como a Toyota era uma linha de produção, poderia fabricar suas peças de acordo com a demanda, Just in time.
- Quais as diferenças entre o sistema Toyota de produção e o sistema tradicional?
R. O sistema de produção Toyota trabalhava com o estoque sempre por demanda, fazendo apenas o necessário, sempre que necessário, ou seja, se fossem vender 100 carros, fabricavam-se 100 carros, nenhum a mais, pois acreditava-se que reduziriam os custos de fabricação e não haveria desperdício de materiais. Já o sistema tradicional trabalha com estoque, tirando o máximo possível da produção e assim tornando sua fabricação mais barata, se a fábrica pode produzir 100 carros em um único dia, por que produzir 100 em um mês ?
...