Estudo de Caso: Um Banco Sem Fim Lucrativo
Por: paulopossani • 27/6/2020 • Trabalho acadêmico • 282 Palavras (2 Páginas) • 245 Visualizações
Estudo de Caso: Um Banco sem fim lucrativo
1 – Sim, o conceito de competitividade se aplica ao Banco do Povo e as instituições sem finalidades lucrativas, porque mesmo com o conceito de ser uma instituição sem fim lucrativa o Banco do Povo surgiu com o projeto de emprestar pequenos montantes aos pobres com juros baixos, sendo assim, oferecendo melhores condições que as instituições com fins lucrativas. Desta forma, o Banco do Povo consegue ser eficiente e eficaz, sem desperdiçar recursos e com lucros aproximadamente baixos, consegue alcançar seus objetivos e se manter no mercado com um serviço de qualidade.
2 – Qualidade do serviço oferecido, posse de capital, imagem positiva perante aos clientes e à sociedade e sistema eficiente e eficaz.
3 – Não, porque os bancos com fins lucrativos visam sempre o lucro e seus funcionários, geralmente, possuem grandes metas a cumprir e para isso são utilizados juros altos sobre os produtos/serviços oferecidos, sendo assim, aumentando cada vez mais o patrimônio líquido do banco. Já o Banco do Povo possui um sistema distinto em relação a seleção de clientes, e os juros ofertados são baixos em comparação aos outros bancos, então, os funcionários não possuem grandes metas para cumprir e o seu trabalho tem de ser eficiente, tendo em vista que o lucro obtido pelo Banco do Povo é apenas para pagar seus custos operacionais.
4 – A avaliação da eficiência pode ser feita através da qualidade nos produtos/serviços oferecidos e a aprovação dos clientes pelo Banco. Já a eficácia pode ser feita pelo nível de inadimplência, ao qual o Banco do Povo possui nível zero, onde os objetivos, que é emprestar dinheiro a pequenas empresas com juros baixos, e os resultados foram alcançados.
...