Estudo de Caso de Harvard: Visão estratégia no gerenciamento de pessoas
Por: mcdefarias • 20/8/2018 • Trabalho acadêmico • 853 Palavras (4 Páginas) • 466 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Fichamento de Estudo de Caso
Maria Claudia de Farias
Trabalho da disciplina: Visão Estratégica de Pessoas
Tutor: Prof. Audemir Leuzinger
Rio de Janeiro
2018
Estudo de Caso de Harvard:
Visão estratégia no gerenciamento de pessoas
Caso Harvard: Anne Riley: Dispensada
Referência: SUCHER, S. J.; ANDREWS, P. Anne Riley: Dispensada. Harvard Business School, set. 2011.
O caso estudado conta a experiência vivida por Anne Riley na empresa Storrow, Anne formou-se em contabilidade e trabalhou por 3 anos em um dos maiores bancos de investimento do mundo, na sua cidade natal, Nova Iorque. Decidiu então trilhar sua carreira na área de PE (Private Equity) antes de fazer um MBA.
Anne havia recebido várias ofertas, mas aceitou a da empresa Storrow devido ao prestígio que a empresa tem. Ela planejava permanecer na Storrow por dois anos antes de fazer o MBA. Para seguir seu objetivo, mudou-se de Nova Iorque para Chicago, com 5 meses após a sua contratação, devido a uma crise econômica mundial, a empresa decidiu fazer alguns cortes, Anne então pensou que como os analista são uma mão de obra barata para as empresas, a área não teria corte, estando então segura durante seus dois anos planejados.
Para a sua surpresa, a empresa começou os cortes exatamente pela sua área, e ela acabou sendo dispensada, o seu chefe disse que a decisão não foi baseada em habilidades ou méritos e sim pelo fato de como analistas ainda estão em processo de desenvolvimento profissional. Foram oferecidos salários e benefícios até o fim do mês seguinte, além do bonos prometido durante sua seleção.
Anne temia que essa dispensa atrapalhasse o planejamento de sua carreira, o seu desenvolvimento profissional. Como ela havia se mudado para Chicago apenas por causa do emprego na Storoow, deixado sua família e amigos para trás e até um relacionamento longo. E ainda decorado o apartamento e adotado um cachorro, então pensou em muitas coisa, como: quanto tempo ficaria desempregada? E até as dificuldades de se encontrar um novo emprego.
Nos dias seguintes após a dispensa, Anne não conseguia deixar de pensar em tudo que tinha acontecido, pensava em como os analista podiam ser melhores que ela ou ter mais prestígios, já que ela tinha uma base técnica boa e sempre ajudava os outros analistas, pensou também em como os outros se relacionava com os mais sênior, além de pensar também que os que tinham família tiveram prioridade, e se sentia também enganada pelos recrutadores da empresa, que era respeitada por suas politicas progressistas estabelecida e que encorajava a diversidade.
...