Estudo de Mercado
Por: Nilsono • 11/5/2015 • Trabalho acadêmico • 667 Palavras (3 Páginas) • 278 Visualizações
O estudo de mercado foi realizado em uma indústria de laticínios que atua no ramo de compra e vendas dos produtos. A indústria de laticínios atua na região Oeste desde 1983, os seus produtos são das marcas Unibaby e Dinelly, sendo que suas marcas de fábrica são Taeq do grupo pão de açúcar e Wall Mart Brasil.
A Cadeia Agroindustrial do Leite nos últimos anos tem passado por grandes transformações, resultando em profundas mudanças em todos os segmentos do setor. O processamento do leite deve seguir parâmetros de qualidade e segurança alimentar. Nesse sentido, os produtos lácteos, no processo de industrialização devem seguir padrões higiênicos e cuidados com a matéria-prima (leite), desde a sua fonte de produção, transporte e recepção, manipulação e conservação pela indústria. Cabe a indústria a responsabilidade pela avaliação higiênico-sanitária diária do leite por meio do monitoramento da temperatura e de análises como: prova do álcool-alizarol, acidez titulável (método Dornic), índice ou ponto crioscópico, densidade relativa, teor de gordura, percentual de extrato seco total e não gorduroso; pesquisa de neutralizantes de acidez e de reconstituintes da densidade, pesquisa de fosfatase alcalina e de peroxidase (quando a matéria-prima for proveniente de usina e ou fábrica), dentre outras análises que se façam necessárias, segundo regulamentação do IPARDES.
No que se refere à matéria-prima processada, o leite é coletado pelas grandes empresas, sendo que em sua totalidade o leite está dentro dos parâmetros estabelecidos pela Instrução Normativa 51, ou seja, em caminhões providos de tanques isotérmicos.
Segundo dados da pesquisa na região Oeste o consumo de produtos lácteos depende da renda familiar, pois, quando se trata de alimentos, os consumidores em primeiro lugar dão preferência para a alimentação e os demais produtos, ficam para serem adquiridos quando dispõem de recursos extras. Nesse caso, se a empresa disponibilizar ofertas constantes terá melhor quantidade de venda do leite e de seus derivados. Portanto, é preciso que a empresa diversifique os produtos em seu ramo, pois não possui uma clientela com poder aquisitivo elevado, demonstrando que não existe um mercado amplo para produtos com preços elevados no ramo de laticínios.
A empresa produz uma variedade de produtos na indústria, abrangendo desde o processamento do leite ou queijo até uma complexa flexibilidade de multi produtos, tais como: requeijão, cremes, sorvetes, iogurtes, leite em pó, leite condensado, entre outros.
Os resultados mostraram que em sua maioria os consumidores compram 1 litro de leite ao dia; enquanto que uma minoria compram mais de 4 litros. Isso significa que o produto é bem aceito pelos consumidores, pois, o produto lácteo é utilizado para vários tipos de alimentação; ou seja, não é consumido somente o leite, e sim é utilizado em receitas para outros cardápios, fato esse que favorece para que a empresa sempre tenha uma clientela de modo estável, não permanecendo os produtos em estoque ou sem comercialização.
No que se refere a questão da qualidade dos produtos lácteos os resultados mostram satisfação dos consumidores devido a marca que possui boa conceituação, isso mostra que a empresa tem boa satisfação dos consumidores de leite e seus derivados. Quanto aos preços praticados pela empresa, os consumidores consideram
...