Estudo de caso
Por: rosebch • 22/7/2016 • Artigo • 5.931 Palavras (24 Páginas) • 259 Visualizações
ENTREVISTA NA PREFEITURA MUNICIPAL DE MATO RICO
HIGOR BUDACH
EDERSON BARBOSA
PROFESSOR ORIENTADOR : SERGIO RIBEIRO
RESUMO
Nos dias atuais as empresas têm se preocupado cada vez mais com a sua atuação no mercado e principalmente com os lucros alcançados, pois o lucro é o que faz com que a organização possa investir em novos projetos e assim alcançar o maior número de clientes e parceiros possíveis. Para que as organizações possam permanecer atuando Administração Financeira é uma ferramenta fundamental para que seja possível ter o controle da vida das empresas. A administração financeira ou Finanças, como quase toda ciência, traz em seu escopo as mudanças do mundo contemporâneo. Suas técnicas, métodos quantitativos e estrutura conceitual vêm sendo ampliada, o que aumenta sua relevância para as organizações. Por outro lado, o administrador financeiro passou a ser mais exigido, o que ocasionou a necessidade de especialização e atualização perene.A metodologia utilizada para este trabalho caracteriza-se como pesquisa descritiva e bibliográfica, a qual teve como base os livros, internet entre outros documentos ao alcance do público em geral. Alguns problemas é não ter as informações corretas sobre o saldo do caixa, valor dos estoques das mercadorias, valor das contas a receber e das contas a pagar, volume das despesas fixas e financeiras, não saber se a empresa esta tendo lucro ou prejuízo em suas atividades operacionais, não calcular corretamente o preço de venda, porque não são conhecidos seus custos e despesas. O administrador tem uma analise de decidir e ele pode tomar decisões acertadas para que a empresa poça crescer. A gestão financeira é um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras da empresa.
Palavras-chave: Administração Financeira – Gestão Financeira – Administrador.
ABSTRACT
Nowadays companies have been concerned more and more with his performance on the market and especially with the profits achieved, because the profit is what makes the organization can invest in new projects and so reach the largest number of potential customers and partners. For organizations to remain working in front of your competitors and gain more space in the current economy the Financial Administration is a fundamental tool in order to be able to take control of your life. The Financial Administration or finance, like almost all science, brings in its scope the changes of the contemporary world. His techniques, quantitative methods and conceptual framework are being expanded, which increases their relevance for organizations. On the other hand, the financial administrator became more required, which caused the need for specialization and perennial update. The methodology used for this work is characterized as descriptive research.
Keywords: Financial management - Financial management - Administrator.
1. INTRODUÇÃO
A administração financeira tem como principal objetivo controlar recursos e analisar a situação financeira das organizações, utilizando diversas ferramentas para controle dos resultados alcançados e do retorno dos investimentos realizados por os acionistas ou sócios.(LUCIANA, 2012). Por esse motivo, todos os conceitos e departamentos dentro de uma organização estão relacionados à Administração Financeira, já que qualquer tomada de decisão deve ser baseada nos resultados que a organização deseja alcançar.(LUCIANA, 2012). As empresas vistas como um sistema aberto, possuem uma missão, um modelo de gestão, uma estrutura organizacional, um processo de planejamento e controle e um sistema de informações, que se interrelacionam buscando atingir a eficácia.(CHENG,1989).
O objetivo deste trabalho foi avaliar as funções que cada funcionário exerce na empresa e o que necessita para que a sua administração seja bem feita, também possa mostrar todas as suas funções em administrar os custos e possa ter um planejamento de controle do financeiro da empresa, e possa ganhar ainda mais com uma boa administração dos bens da empresa.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 IMPORTANCIA DO DEPARTAMENTO FINANCEIRO PARA A EMPRESA EM QUESTÃO
O departamento movimenta todos os recursos financeiros pagamentos de despesas e recebimento de receitas todos os dependem do departamento financeiro. A gestão financeira é um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras da empresa. (SEBRAERJ,2009). No entanto é muito comum que as empresas deixem de realizar uma adequada gestão financeira.(SEBRAERJ,2009). Muitas vezes, as atividades são iniciadas com pequena dimensão, e conforme os negócio se desenvolvem. O objetivo é melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimônio por meio da geração de lucro líquido. (SEBRAERJ,2009). Para uma correta administração financeira permite que se visualize a atual situação da empresa. Registros adequados permitem análises e colaboram com o planejamento de aperfeiçoar resultados. (CHENG,1989).
A falta da administração financeira pode causar os seguintes problemas, Não ter as informações corretas sobre o saldo do caixa, valor dos estoques das mercadorias, valor das contas a receber e das contas a pagar, volume das despesas fixas e financeiras. Isso ocorre porque não é feito o registro adequado das transações realizadas. (RAMOS,2006).
Não saber se a empresa esta tendo lucro ou prejuízo em suas atividades operacionais, porque não é elaborado o demonstrativo de resultados. (RAMOS,2006). Não calcular corretamente o preço de venda, porque não são conhecidos seus custos e despesas. (RAMOS,2006). Não conhecer corretamente o volume e a origem dos recebimentos, porque não é elaborado um fluxo de caixa, um controle do movimento diário do caixa. (RAMOS,2006). Não saber o valor patrimonial da empresa, porque não é elaborado o balanço patrimonial. (RAMOS,2006). Não saber administrar o capital de giro da empresa, porque o ciclo financeiro de suas operações não é conhecido. (RAMOS,2006).
...