Estudo de caso
Por: Augusto Barletta • 29/4/2019 • Trabalho acadêmico • 5.606 Palavras (23 Páginas) • 208 Visualizações
[pic 1]
ANHANGUERA EDUCACIONAL
Unidade de Apoio Presencial – Polo Bragança Paulista - SP
Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais, Empreendedorismo e Gestão Comercial
AUGUSTO HENRIQUE BARLETTA – RA 2776544399 - EMPREENDEDORISMO
PAULA REGINA DE OLIVEIRA – RA 2448459313 PROCESSOS GERENCIAIS
SHEILA DENTELLO – RA 2469499907 PROCESSOS GERENCIAIS
TERESA CRISTINA ALVES DIAS – RA 2783551297 GESTÃO COMERCIAL
PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO
Disciplinas Integradoras:
Modelos de Gestão, Gestão de Projetos, Empreendedorismo, Homem, Cultura e Sociedade Legislação Social e Trabalhista e Seminário de Projeto Integrado I
Bragança Paulista
2018
PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO
Disciplinas Integradoras:
Modelos de Gestão, Gestão de Projetos, Empreendedorismo, Homem, Cultura e Sociedade Legislação Social e Trabalhista e Seminário de Projeto Integrado I
Produção Textual em Grupo apresentado ao curso de Processos Gerenciais da Universidade Anhanguera Educacional como requisito à obtenção de nota para aprovação das disciplinas de Modelos de Gestão, Gestão De Projetos, Empreendedorismo, Homem Cultura e Sociedade, Legislação Social e Trabalhista e Seminário de Projeto Integrado I, aplicado aos cursos de Tecnologia Processos Gerenciais.
Tutora Eletrônica: Renata Cotrim
Tutor de Sala: Rubens de Oliveira Lambert
Bragança Paulista - SP
2018
SUMÁRIO
1 INTRODUCÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 3
2.1 Passo 1 4
2.2 Passo 2 6
2.3 Passo 3 12
2.4 Passo 4 14
2.4 Passo 5 16
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 21
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 22
1 INTRODUÇÃO
Dando início ao nosso trabalho, vamos ajudar o Sr. Rubens da Empresa HEMEJAN, onde o mesmo está passando por dificuldades para administrar seus negócios.
Ao longo dos Tópicos, vamos orientá-los e propor soluções para que sua Empresa possa expandir seus negócios por todo Território Nacional, criando padrões e procedimentos que ajudarão nesse crescimento e evolução.
Começamos com Modelos de Gestão, onde orientamos o Sr. Rubens a deixar a administração burocrática e inovar, optando por uma administração mais criativa. Logo em seguida focamos na Gestão de Projetos, auxiliando na abertura de novas lojas de fábricas por todo Brasil, sendo que a empresa possui recursos financeiros para tal, orientando de acordo com o Empreendedorismo a descentralizar o processo decisório, delegando assim, funções e tomadas de decisões.
Ao se inserir uma nova cultura dentro da organização, se faz necessário difundir as ideias e ideais com seus colaboradores, afim de que seja possível desenvolver uma consonância do que se espera das atividades à serem realizadas e até onde a organização pode chegar, deixando claro aos colaboradores a importância e seu papel para que o negócio tenha sucesso.
Como uma opção para atingir esses objetivos e se adequar aos modelos atuais, a organização pode se utilizar das oportunidades que a nova legislação oferece, como novos modelos de contratação bem como oportunidades de redução de custos através de terceirização de alguns processos.
2 DESENVOLVIMENTO
O caso a ser estudado é de uma empresa familiar, situada na cidade de Londrina – PR, a empresa MÓVEIS HEMEJAN que tem como Diretor Geral o Sr. Rubens. Por se tratar de uma empresa familiar, existe uma grande dificuldade na administração dos negócios, pois o Sr. Rubens é responsável por todas as tomadas de decisões da empresa.
Dessa maneira, seus familiares não conseguem desenvolver suas funções de modo eficiente e eficaz, deixando de lançar grandes projetos e novos produtos para se manter no mercado competitivo.
Vamos abordar as dificuldades, reorganizando esses processos internos, delegando funções, para que essa organização funcione da melhor maneira possível, possibilitando assim a abertura de novas lojas de fábricas, uma vez que a empresa possui recursos para esses novos empreendimentos.
2.1 Passo 1:
A empresa HEMEJAN encontra-se em um cenário em que necessita de mudanças de modelo de gestão para que consiga realizar todo seu projeto de inovação, sendo que o atual não está mais atendendo as necessidades do mercado.
O atual modelo de gestão da HEMEJAN é o burocrático, neste modelo conforme o próprio nome já diz, traz burocracia em excesso para a empresa, o que causa o atraso em todos os processos de inovação, assim como dificuldades para implementar as tendências de mercado, e no lançamento de novos produtos. O diretor geral também pretende aumentar o negócio para expandir a empresa e a lucratividade, ele tem o recurso monetário para isso, mas tomando todas as decisões sozinho ele não vai conseguir alcançar seu objetivo.
A burocracia traz consigo um excesso de peso para seu gestor que deve pensar em todas as propostas e decidir em implementar ou não, o que demanda muito mais tempo (e tempo é dinheiro). Os demais colaboradores de uma empresa burocrática não possuem autonomia para agir e também não tem um relacionamento indicado para inovação, de modo que a comunicação é apenas através de cargos e funções, além de conversarem somente com o ideal e necessário visando somente competências técnicas. Algumas características do modelo de gestão burocrático;
...