Estudo de caso - Diversidade para gerar criatividade
Por: Yuri Sena • 29/8/2018 • Relatório de pesquisa • 426 Palavras (2 Páginas) • 3.259 Visualizações
Estudo de caso 2 - Diversidade para gerar criatividade
Pag. 60-61
1º -- Você acha que a diversidade na equipe de trabalho é garantia de criatividade no trabalho? O que deve ser feito pelos gestores para que a diversidade dos funcionários seja plenamente aproveitada?
R - Não. A chave está na gestão, é preciso saber gerir a equipe, pois cada um tem uma contribuíção a ser acrescentada, é preciso entender as diferenças dos mesmos e saber agregar o valor devido. A empresa necessita que sua política interna incentive e dê abertura a essa diversidade, para que haja coerência com o proposto e o esperado do grupo.
2º -- Quais você acha que são as dificuldades enfrentadas por um gestor para gerir uma equipes com grande diversidade cultural e demográfica?
R - O desafio dos gestores é conseguir uma integração organizacional que não anule o potencial das diferenças, ou seja, garantir identidade e coesão, porém respeitando os diferentes grupos presentes na organização.
3º Com base no exemplo das agências de publicidade, liste alguns problemas ocasionados pela diversidade durante o processo decisório.
R - Resistência à mudança, Esteriótipos e preconceitos imprecisos, Um ambiente hostil e adverso de trabalho para funcionários diversos, Etnocentrismo.
Estudo de caso 2 - Entrosamento dourado
Pag. 291-292
1º Identifique no caso lido as fases de formação e tormenta no processo de renovação da seleção masculina de voleibol comandado por Bernadinho,
quando ele se tornou técnico da equipe.
R - Mesclou a experiência de alguns atletas com a disposição de outros, por serem novos. Com o objetivo de obter um melhor resultado numa competição o Bernadinho
teve esse visão de reestruturação, optou também por rotinas de treinamentos duros e por ter um estilo de liderança diferenciado o time começou a ganhar força e um bom entrosamento.
Durante sua gestão bernadinho procurou sempre fazer essa junção de experientes e novatos, chegando a motivar diversos jogadores a serem lideres de equipe, conseguindo com isso ótimos
resultados em competições seguintes. Em 2008, o Brasil perdeu perdeu uma final olimpica em Pequim e foi derrotado na Liga mundial no Rio de Janeiro, Porém no ano seguinte mantendo a
mesma receita, sagrou-se octacampeão.
2º Como você acha que ele conseguiu superar esses problemas? Como essa superação está relacionada às fases de formação e tormenta do processo de desenvolvimento do novo grupo?
R - Com uma mentalidade diferente, buscou tirar os jogadores da sua zona de conforto, com periodos de treinos e integrações maiores, com isso começaram a vir as vitórias. Montou também
uma equipe competente, mesmo optando por fazer essa mescla de jogadores experientes com novos e por fim, não se desmotivava quando era derrotado.
...